Infância Urgente

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Prefeitura coloca famílias em risco no Campo Limpo

Há anos, nós, moradores de uma comunidade localizada entre o Jd. Maria Virgínia e o Jd. Paris, reclamamos, junto à Subprefeitura do Campo Limpo, de uma obra realizada pela Prefeitura, desviando um córrego que corta a comunidade. Com essa intervenção, uma área que nunca teve qualquer problema se tornou uma área de risco, já que a curva que foi feita no córrego fez com que o fluxo de água passasse a atingir diretamente algumas casas.

Durante anos, a resposta da Subprefeitura foi que estaria esperando a liberação de uma verba para resolver o problema ( refazer o antigo curso do córrego !!!). Durante anos a situação se agravou, até que no final de novembro, uma passarela e parte de duas casas desabaram.


Por sorte, os moradores dessas casas ( famílias formadas inclusive por crianças pequenas ) estavam fora no momento do desabamento; caso contrário, a tragédia seria maior. Outras casas ao longo do córrego (bastante extenso) também foram muito afetadas, enfrentando grave risco de desabamento .

A resposta inicial da Subprefeitura foi oferecer um cheque de 5 mil reais ou vaga em abrigo, para que algumas famílias deixassem definitivamente o local. Em resposta, nós nos organizamos e realizamos uma manifestação, paralisando a Estrada do Campo Limpo. Depois disso, realizamos uma reunião com a Subprefeitura, na qual foi firmado um compromisso (verbal) de que se iniciaria imediatamente uma obra de canalização do córrego, e que nenhuma família seria removida da área.

As obras de fato se encontram em andamento, mas algumas casas continuam em risco. Além disso, foi dito na mesma reunião que existe um projeto da Secretaria de Habitação para a área prevendo a remoção de grande número de famílias, mas não se sabe exatamente quando ele será implantado.

O caos diário e crescente que vemos instaurado em São Paulo e tantas outras cidades, tornando cotidiano as enchentes, inundações, desabamentos, dentre tantas outras mazelas que nos fustigam é fruto da falta de planejamento urbano e da segregação histórica que obriga grande parte da população a viver em situação precária.

Não aceitaremos mentiras e ilusões; não é a chuva a causa dos nossos problemas, e não somos invasores!

Nossa mensagem é bastante clara: não ficaremos de braços cruzados! Exigimos e lutaremos para ter acesso a esse projeto que ameaça nossa comunidade, e para garantir nosso direito à moradia! A luta está apenas começando...

Assista o vídeo em http://campolimpoluta.zip.net/


Contato: campolimpoluta@yahoo.com.br

Nenhum comentário: