Infância Urgente

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Resposta ao Alexandre

Alexandre, queria dialogar com você em um outro patamar que não o das histórias pessoais de vida, mas dialogarei sim do espaço institucional que eu milito, que é o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo.

Então, só um breve histórico do Fórum na luta pelo fim da FEBEM/Fundação Casa.

O Fórum desde a aprovação do ECA esteve na luta pela extinção da instituição, a extinção da instituição, quer dizer o fim de uma estrutura e pensamento, para isso o Fórum participou de diversos espaços organizando ou contribuindo para que essa superação ocorresse, algumas delas:

Proposta da OAB (data imprecisa 1996);
Fundap (data imprecisa 1998);
Fundação Faria Lima (1999);
Assembleia Legislativa(1999/2000);
Seminário do Fórum Estadual DCA (2005);
Diversos Debates sobre a lei de execução de Medidas Sócio Educativas ( debate ocorrido durante alguns anos, que por proposta do Fórum Estadual DCA -SP, o CONANDA e os CONSELHOS DE DIREITOS assumissem a discussão e decisão sobre o disciplinamento das medidas sócio-educativas), entre outros espaços.

Debatemos e discordamos do SINASE, por inúmeros motivos, o principal , é que o SINASE fortalece o papel do Poder Judiciário, fragilizando a concepção doutrinária da lei, que não tem uma interpretação só do campo jurídico, o que o SINASE o faz , disfarçando com uma suposta discussão pedagógica.

Então Alexandre, conheço o tal Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC) sim, vi um certo tom em sua mensagem, que realmente não me agrada, nem em fazer com ninguém, nem que esse tom seja a minha pessoa direcionado.

Só para você saber, eu conheço o Modelo Colombiano sim, alias conheci o primeiro padre colombiano que veio ao Brasil, morava em Parelheiros, eu era Conselheiro Tutelar da região de Campo Limpo à época 1992, não sei se você sabe ele foi assassinado!

Honestamente, tenho sempre desconfiança dessas coisas importadas, tenho porque já acumulamos demais aqui, o problema a não é falta de teoria e sim vontade politica.

Em relação a unidade modelo Alexandre, já vivi um pouquinho e com alguma estrada nessa luta, conheço também a instituição por dentro, fui trabalhador da instituição, logo muita coisa não me ilude mais, porque esse discurso e taticas velhas e batidas da instituição, já passei por elas algumas vezes, lembro aqui de algumas unidades referencias: Unidade Terapêutica (década de 80), UE-10(1997/1999), UE-13 (1998/1999), UE-18 (1998/2000 mais ou menos) UE -20 (2000-2001), ou seja, não estamos falando que não é possível, ao contrário estamos convictos que é possível, só que não podemos viver de referências né meu caro, porque as referencias, como você pode vê , acabam.

Algumas observações em relação a unidade que você trabalha Alexandre, a primeira questão é a precarização do atendimento com o processo de privatização, porque não podemos ficar escondendo a privatização com essa história de parceria né Alexandre? Alias, privatização das péssimas, já que além do ónus de fazer um atendimento que não deveria fazer as entidades salvadoras do mundo, ainda fazem pior, submetem a proposta pedagógica a de segurança, o que tem provocado situações piores ainda. Algumas unidades com o MPC, como Guarulhos, Jundiai, Campinas, Rio Claro (alias, esses faziam o mesmo discurso que você Alexandre, pois é , deixaram de fazê-lo depois de algumas torturas e rebeliões) entre outros tiveram problemas, que os levaram a entregar a tal parceria ou foram subjugadas pela lógica da instituição.

Então, como você conhece bem o SINASE, você sabe que o SINASE propõe uma construção horizontalizada, não verticalizada como estão sendo construídas pelo Governo do estado né? Ou seja, será mesmo que o já ruim SINASE está de fato sendo implantado?

Claro Alexandre, sou herói não, mas faço uma visita em sua unidade, não precisa desafiar não, é só fazer o convite, que irei, evidente que não irei sozinho, porque escreverei aqui o que verei, discordando ou não do que vocês estão fazendo ai.

Então Alexandre, por ultimo queria dizer, que vocês querendo ou não, vocês estão legitimando essa politica do governo do estado, já que servem de propaganda para mentir e omitir sobre o que rola na instituição, logo é importante que vocês saibam que são responsáveis por isso que ocorre hoje na instituição! Isso vocês não podem dizer que não!

Nenhum comentário: