Infância Urgente

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Governo de São Paulo coloca na TV, campanha mentirosa sobre a FEBEM!

O Governo de São Paulo é mentiroso e muito cara de pau, está no ar uma propaganda desse goveno falando que a FEBEM/Fundação Casa! È engraçado essa propaganda lembra muito aquela da época que o responsável pela FEBEM era o Secretário Gabriel Chalita, que mostrava uma maravilhosa instituição, na ocasião varias mães procuraram a FEBEM solicitando que internasse seus filhos, porque aquela instituição era uma maravilha. Logo em seguida a farsa foi exposta, disversas rebeliões, torturas, ficou provado que era só uma peça publicitaria de campanha.

Nesse momento é pior, o modelo que o governo adotou, falando que era o modelo do já ruim SINASE, que não é, está exposto! Estão acontecendo torturas, mortes e rebeliões em diversas unidades.O Governo de São Paulo, dentro dessa conjuntura, vem e fala, que a FEBEM é um exemplo de instituição e que respeita a lei!

Vivemos mesmo de Pão e Circo!

Um comentário:

Alexandre Leal Goes disse...

Olá. Meu nome é Alexandre Leal trabalho na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes a cerca de 15 anos, já fui educador social nos antigos EGJ's, em abrigo, no CEDECA Interlagos (por 4 longos anos), já tomei spray de pimenta em manifestações, depois, no lançamento do programa "Viver em Comunidade" no Sesc Vila Mariana com a presença do governador Serra, fiz protesto silencioso com faixas e travestido de mendigo em ocasião da desapropriação truculenta que ocorria nas comunidades às margens do Guarapiranga/Billinguis e hoje trabalho como Educador Social na Fundação Casa Osasco onde foi feito o filme que está sendo vinculado, discordo da política do Sr. Serra em diversos pontos e odeio o PSDB com suas ideologias neoliberais (pequena burquesa), mas eu conheço de dentro a realidade das NOVAS unidades construídaS por decadas através do SINASE, do ECA, das leis de diretrises educaionais e de todos os marcos legais que conhecemos (acho que você as conhece pouco), as leis não funcionam por si só, é preciso lutar diariamente para que elas sejam cumpridas e respeitadas. Você conhece o Modelo Pedagógico Contextualizado? Sabe como ele surgiu? Sabe como ele funciona? A casa Osasco foi eleita a Unidade de referencia do país por orgãos estrangeiros (o governo não tem participação nisso) somos visitados constantemente pela tv Globo, SBt, Rede TV (que nunca vincularam nem uma virgula do que gravaram dentro da Unidade por não encontrar lá nenhuma resma de "Pão e Circo" que lhes desse audiencia, afinal o povão ama uma "Catarse" e adora fazer o papel de cidadão correto "recriticando" aquilo que a tv vincula sem nunca ter colocado o pé para fora de casa para fazer uma mobilização, afinal é comodo ser massa de manobra criticando a esmo sentado em seu sofá ou atráz de um computador escrevendo besteiras sem profundidade crítica.Concordo que muitas unidades que não adotaram o MPC hoje estão ainda em situação irregular e é nelas que devemos juntos direcionar nossas críticas através da ação concreta, esta ação deve ser feita através do conhecimento prático indo ao centro da questão e não em sua periferia fazendo comentários rasos. Por tudo isso convido você Giba para fazer uma visita à nossa Unidade (se tiver coragem) para conhecer um trabalho feito pela Sociedade Civil Organizada em parceria com o Estado, resalto que para chegarmos a este modelo, que não é perfeito e deve ter contribuição de gente que luta pelos direitos, é resultado da pressão e da luta de duas decadas da sociedade civil que hoje gerencia de forma compartilhada algumas unidades da Fundação, que o Sr Serra espertamente diz que é uma iniciativa dele. Giva precisamos multiplicar este trabalho e aprofundar o debate, penso que comentários como o seu em parte desmobiliza e afasta o interesse por soluções, soluções que estão na nossa cara mas não vemos porque ainda estamos no papel de massa de manobra. Só vive de Pão e Circo quem deixa-se viver por ele!