Infância Urgente

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Jornadas de Solidariedade e Ação ao Preso Político Mumia Abu-Jamal: dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2010.


A Rede informal de apoio e solidariedade ao preso político afro-americano Mumia Abu-Jamal com apoio do MAP-Movimento Anarco-Punk e o Espaço Ay Carmela realizará nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2010 uma jornada de Solidariedade e Ação ao Preso Político Mumia Abu-Jamal.

Mumia Abu-Jamal é um dos presos políticos mais conhecidos do mundo. Forças que vão de todo o tipo de pessoas individuais ao Parlamento Europeu e à Anistia Internacional têm protestado contra a sua injusta condenação. Ele está há 27 anos em isolamento no corredor da morte, depois de ter sido vítima de uma trama num julgamento manifestamente falsificado. Em 2001, um tribunal federal recusou-se a conceder a Mumia um novo julgamento, mas alterou-lhe a sua pena de morte. Mumia continuou a lutar contra a sua condenação e o Estado da Pensilvânia tem tentado que os tribunais restabeleçam a pena de morte. Recentemente houve nova audição numa tentativa de restabelecer a pena de morte de Mumia. Desde que o pedido de Mumia para que o Supremo Tribunal dos EUA anulasse a sua condenação foi rejeitado, o Estado da Pensilvânia tem estado ferozmente decidido a executar Mumia.

Independentemente do caminho que tome a atual decisão, Mumia irá indubitavelmente recorrer de novo para o Supremo Tribunal dos EUA. Além disso, ainda há outras questões legais relativas à condenação de Mumia sobre as quais nunca houve uma decisão judicial. Isto significa que ainda há uma considerável jornada pela frente nos tribunais, mas num clima político que é muito mais reacionário que nos anos anteriores. Um movimento de massas, que abrangeu vastos setores da sociedade e gente de todo o mundo, foi um fator crucial para impedir que os governantes deste país tivessem executado Mumia Abu-Jamal nos anos 80 e 90. É agora ainda mais importante que nunca que as pessoas se juntem em torno da exigência da libertação de Mumia Abu-Jamal.

Sexta-feira, 10: Manifestação em Solidariedade a Mumia Abu-Jamal, concentração a partir das 10 horas da manhã, em frente ao Consulado dos EUA. Rua Henri Dunant, 500 – Santo Amaro. Traga sua faixa, apito, rebeldia. Vamos fazer muito barulho!
Sábado, 11: Exibição do vídeo “In Prison My Whole Life” (Na Prisão Minha Vida Toda), filme com legendas em português que aborda o controverso caso de Mumia Abu-Jamal, seguido de bate-papo. Horário: a partir das 16 horas. Local: Espaço Ay Carmela! Rua dos Carmelitas, 140 – Metrô Sé – São Paulo.
Domingo, 12: Exibição do vídeo “MOVE”, filme com legendas em castelhano que conta a história desta organização negra radical e naturalista que Mumia fez parte, seguido de bate-papo. Horário: a partir das 16 horas. Local: Espaço Ay Carmela!
Mais: Exposição de fotos, cartazes e material sobre lutas em prol de Mumia Abu-Jamal pelo mundo.
Quem é Mumia Abu-Jamal:
Mumia Abu-Jamal é um afro-americano, ex-Pantera Negra, jornalista e ativista, “símbolo internacional contra a pena de morte”, um dos mais conhecidos e estimados prisioneiro político do mundo. Está há quase 30 anos em isolamento total no corredor da morte nos EUA, falsamente acusado pela morte de um policial. Em 2008 sua sentença de morte foi convertida para prisão perpétua. Mas ele pode voltar a ser condenado à morte e executado a qualquer momento. Mumia é inocente! Lutemos por sua liberdade!
Espaço Ay Carmela!: Ay Carmela! Rua dos Carmelitas, 140 – Metrô Sé – São Paulo.

Nenhum comentário: