Infância Urgente

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 192

"Servidores da Fundação CASA são acusados de agredir internos em Sorocaba/SP...".

Fundação Casa é acusada de agredir menores
Notícia publicada na edição de 29/12/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Pais de internos da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) afirmam que 30 menores teriam sofrido agressões na unidade de Sorocaba, no bairro Aparecidinha. O fato teria ocorrido na noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal. A Fundação Casa contrasta com o depoimento de pais dos internos. A Corregedoria da Fundação abriu uma sindicância para apurar as reclamações feitas diretamente à imprensa.
O segurança J.B.S., 43 anos, relata o que o seu filho lhe contou durante a visita permitida no domingo passado, que os adolescentes queriam permanecer na quadra da unidade para observar uma possível queima de fogos de artifício na chegada do Natal. A direção teria negado o pedido e obrigado o recolhimento de todos às 22h, o que causou a revolta dos menores. Os três prédios da Fundação Casa ‘viraram e 30 internos foram colocados de castigo pelos agentes, além de ficarem várias horas só de cueca e sentados sem poderem levantar a cabeça, diz.
A empregada doméstica F.S., 40, também se revoltou ao observar as condições físicas de seu filho - de 16 anos e interno há um ano. Ele tinha marcas roxas nas costas e na barriga e falou ter apanhado com pau de vassoura, comentou F.. De castigo também ficou o filho da faxineira M.A.S., 40, pela primeira vez internado na Fundação Casa. Segundo ela, o caso ocorrido na véspera de Natal também provocou reflexo nas visitas de domingo. O normal é entre às 13h e às 17h, mas neste domingo deixaram a gente ficar lá dentro só por 25 minutos, diz.
Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Casa, não houve confronto na unidade durante a madrugada de sexta-feira para sábado. Na passagem de Natal, alguns jovens apenas chutaram as portas e foram contidos verbalmente por funcionários da área de segurança. A direção da unidade também negou as agressões, uma vez que não houve necessidade de uso da força para conter os internos.
Ontem, uma equipe de corregedores de São Paulo esteve na unidade de Sorocaba para ouvir os adolescentes e funcionários. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, nenhum dos jovens tinha marca de agressões.

fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=34&id=380057

Nenhum comentário: