Infância Urgente

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Creche de SP terá 25 alunos por educador

Número se refere a turmas com crianças de três anos; limite ultrapassa o recomendado por conselho nacional
Diretores de creches afirmam que turmas ficarão maiores em 2011; prefeitura diz que número já era praticado
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO 

RAPHAEL MARCHIORI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo determinou que as turmas com crianças de três anos das creches tenham 25 alunos no próximo ano letivo, número superior ao recomendado pelo Conselho Nacional de Educação, que é de 15.
Ou seja, haverá um professor para 25 alunos -a jornada na creche é de dez horas.
Para educadores, o limite fixado pela gestão Kassab (DEM) é alto e prejudica o ensino. A Secretaria da Educação diz que "jamais estabeleceria um número acima dos padrões pedagógicos" e que, dependendo do tamanho da sala, pode reduzir o número.
A capital possui deficit de 125 mil vagas nas creches e 41 mil nas pré-escolas.
A deliberação causou polêmica. Para diretores de creches e sindicatos, a medida forçará o aumento das turmas. Segundo os dirigentes, o limite utilizado era de 18.
A prefeitura nega o crescimento das classes. Segundo o governo, na prática, as turmas já possuíam 25, em média (leia mais ao lado).
"As salas não comportam 25 alunos. E são muitas crianças por educador", afirmou o presidente do Sinpeem (um dos sindicatos dos docentes), Claudio Fonseca, vereador do PPS, base do prefeito. Ele defende 18 por sala.
Norma municipal define que, para cada criança, deve haver 1,2 m2 na sala. "O problema é que nessa medição eles não contabilizam que há armários e outras peças. Vai ficar apertado", disse o presidente do Sinesp (sindicato dos diretores da rede), João Alberto Rodrigues de Souza.
A reportagem conversou com cinco responsáveis por creches. Todos disseram que as turmas ficarão maiores e se mostraram preocupados com a organização para 2011.
"Temos pouca área externa. Serão muitas crianças dentro da sala e por muito tempo", diz coordenadora de unidade na zona leste.
Para a pesquisadora Neide Noffs, diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP, 25 crianças por professor "é complemente inadequado, porque, nessa idade, as crianças precisam de uma atenção individual".
Já Cesar Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação, afirma que a entidade recomendou 15 por turma após consultar educadores e dirigentes do país.
Prefeitura diz que regra para 2011 é "um avanço"
DE SÃO PAULO
A Secretaria da Educação negou que haverá aumento das turmas e disse que a regra para 2011 é "um grande avanço".
Até 2010, a pasta definiu que as turmas de três anos deveriam ter 18 crianças na creche, mas poderiam chegar a 30, dependendo do espaço. Na pré-escola, onde também há vaga para essa faixa, o limite é 35.
Para 2011, a faixa etária ficará só em creches, para aumentar as matrículas nas pré-escolas de crianças mais velhas. A portaria determinou ainda que sejam 25 crianças por turma, sem previsão de aumento.
Segundo a pasta, 25 é a média em 2010. Diretores de creches dizem que são 18. "Com a reorganização, anteciparemos a universalização da pré-escola. E crianças de três anos continuarão nas creches, com dez horas de atendimento", diz o governo.
Para dar espaço a crianças de três anos nas creches, cairá o número de novas vagas a bebês.
  

Fonte FT

Nenhum comentário: