Infância Urgente

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Prefeitura e policiais derrubam barracos na favela Paraisópolis



Famílias retiradas de terreno da zona sul relatam truculência na operação; PM nega

MARCELO MARANINCHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Ao menos uma dezena de barracos de madeira foi derrubada ontem pela manhã na favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.
A operação foi realizada pela prefeitura em conjunto com a Polícia Militar. O número de construções demolidas é impreciso. A PM fala em 11 barracos. Os moradores, em 20, 15 deles habitados.
Segundo a gestão Gilberto Kassab (DEM), as construções foram feitas por pessoas de fora da comunidade. A área, afirma a prefeitura, deve abrigar uma creche, uma escola de música e unidades habitacionais.
Os policiais chegaram na madrugada. Moradores dizem ter ouvido disparos por volta da 1h30. Às 8h, tratores e caminhões da prefeitura começaram a operação.
Segundo os desalojados, a demolição começou imediatamente. As pessoas, incluindo crianças, tiveram de sair rápido de seus barracos.
Os moradores dizem que não sabiam da operação e que não foram avisados para deixar o local. Móveis e eletrodomésticos foram postos no meio da rua.
A Polícia Militar, que na véspera havia retirado material para construção de mais barracos, nega a acusação de ter sido truculenta.
Segundo a prefeitura, não foi preciso decisão judicial para reintegração porque a ocupação é muito recente. A gestão Kassab afirma que vai oferecer apoio assistencial às famílias desalojadas.


Fonte: FSP

Nenhum comentário: