Infância Urgente

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Conselho Municipal de Saúde não participa da 15ª Conferência Municipal


Os membros do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo decidiram não participar da 15ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo em protesto à atitude da Secretaria Municipal de Saúde de determinar que os delegados seriam escolhidos entre os representantes dos Conselhos Gestores, excluindo a participação da comunidade.

Os conselheiros também decidiram realizar um abaixo-assinado que está disponível para download aqui. As assinaturas devem ser enviadas para clov@superig.com.br .

A conferência, que é um canal de controle social e de participação cidadã nas políticas públicas, foi convocada para os dias 26 e 27 de novembro por meio de portaria.

Leia a nota do conselho na íntegra:

Em plenária realizada em 16 de novembro de 2010, na Rua Nelson Antonio, 106 – Vila Madalena/Pinheiros, de acordo com a decisão do pleno do Conselho Municipal de Saúde, ocorrido em reunião ordinária em 10 de novembro de 2010, repudiamos a atitude do Sr. Secretário Municipal de Saúde Januário Montone, o qual determinou, através das portaria 2286 e 2672/2010, que delegados da 15ª Conferência Municipal de Saúde seriam escolhidos entre os representantes dos Conselhos Gestores, excluindo a participação da comunidade.

Apoiamos incondicionalmente a resolução do Conselho Municipal de Saúde, que não aceitou esta condição por negar critérios de representatividade.

A Lei 13.325, de 08 de fevereiro de 2010, no seu artigo 3º, §2º dispõe: “Os Conselheiros de Saúde atuarão em consonância com o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo, observadas as diretrizes da Política Municipal de Saúde.”

Este Pleno acatou a recomendação do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo e deliberou que não participará da Pré- Conferência e conseqüentemente da 15ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo.

São Paulo, 16 de novembro de 2010.

Nenhum comentário: