Infância Urgente

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Aviso de pauta: 13/01 - Movimento social realiza manifestação contra aumento da tarifa de ônibus nesta quinta


Uma grande manifestação contra o aumento das passagens de ônibus será realizada nessa quinta-feira (13/01), com concentração às 17h, em frente ao Teatro Municipal, organizada pelo Movimento Passe Livre (MPL).
Mesmo antes do anúncio formal, o MPL começou a articular a jornada de luta contra o aumento. A primeira manifestação ocorreu no dia 24 de novembro, composta principalmente por estudantes secundaristas. No dia 16 de dezembro, cerca de 200 pessoas caminharam da Praça do Ciclista (na Av. Paulista) até a sede da Prefeitura de São Paulo. Neste dia 13 realizaremos o primeiro grande ato após o início oficial do aumento.
O MPL defende uma concepção de transporte público baseada na participação popular na tomada de decisões e na universalidade do acesso, através da gratuidade. Essa concepção parte do princípio de que o transporte é um direito e, portanto, ninguém deve estar excluído de ter acesso a ele. Um aumento nas passagens de ônibus, como o que passou a vigorar desde 5 de janeiro, vai na contramão dessa concepção, pois exclui todos aqueles que não têm condições financeiras de pagar a nova tarifa.
O Passe Livre é um movimento social que nasceu das revoltas e manifestações contra o aumento das tarifas em cidades como Salvador e Florianópolis e hoje está organizado em várias cidades do país como um movimento popular, autônomo e apartidário, que luta por um transporte público de verdade, sem exclusão social.
Ato contra o aumento das tarifas em São Paulo:Quinta-feira, 13 de janeiro
Concentração às 17h00, no Teatro Municipal
Mais informações:
Mariana Toledo: (11) 7399-7109

Nenhum comentário: