Infância Urgente

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Xenofobia, Ameaça Escola de Samba em SP

Escola de samba é ameaçada por homenagear nordestinos
Vermelho
A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi afirma ter recebido e-mails com conteúdo discriminatório por causa do enredo escolhido para o carnaval 2011: “Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: a capital do Nordeste!”. A agremiação da Zona Norte registrou um boletim de ocorrência no dia 17 de dezembro na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).
O diretor jurídico da Tucuruvi, Carlos Malachim, conta que decidiu procurar a polícia por causa de mensagens repetidas, enviadas através de e-mails diferentes. “Os primeiros acabamos deletando e, como foi reincidente, o cidadão manda o mesmo texto com e-mails diferentes, decidimos registrar o boletim de ocorrência”, disse. Segundo o diretor, a mensagem critica a escolha do enredo da escola.

Na sexta-feira (24), um novo e-mail com ameaças foi recebido pela Tucuruvi e, nesta segunda-feira (27), outra mensagem continha, como descreveu o diretor, “um festival de palavrões”. Malachim afirma que, nesse último, a pessoa ameaça “acabar com o pessoal que está defendendo o enredo”. Ele leu um trecho do e-mail para a reportagem: “Tomara que esse carnaval seja o pior de todos da escola. É o que desejam todos os paulistas separatistas”. O remetente assina como “São Paulo é meu país”.
Uma mensagem de intolerância contra o enredo da escola também foi encaminhada para a Ouvidoria da São Paulo Turismo (SPTuris), responsável pela organização do carnaval. A assessoria da SPTuris confirmou que o e-mail foi recebido no dia 7 de dezembro.
O presidente da escola, seu Jamil, comentou os e-mails ofensivos. “Tiveram várias ameaças para a escola não desfilar e, se a gente falasse alguma coisa, eles iriam revidar. Esse pessoal que usa essas artimanhas é covarde, são pessoas que não têm escrúpulos”, afirmou. Ele acredita que “uma ou duas pessoas” podem ser responsáveis pelas mensagens.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, dois e-mails já apresentados na delegacia pela escola foram enviados através do campo de contato no site da agremiação. A polícia tenta descobrir o IP (protocolo de internet) para chegar ao responsável pelas mensagens. Segundo Malachim, uma pessoa mandou um e-mail também nesta segunda-feira se identificando como suposto autor de algumas mensagens. Esse e-mail será também repassado à polícia.
Malachim diz que, apesar das mensagens, não houve reforço na segurança da escola. “Não há necessidade disso, não estamos nos escondendo de ninguém”, defende. O diretor acredita que o problema é também reflexo do “crescimento da escola”. “Ano passado fizemos um carnaval impecável. Em função de a escola ter ficado em evidência, chamou a atenção”, afirma. Para ele, o episódio não abalará a agremiação durante os preparativos para o carnaval 2011. “Isso só vem fortalecer a escola.”
 
 
 

Samba Enredo 2011 - Oxente, o Que Seria da Gente Sem Essa Gente? São Paulo, a Capital do Nordeste!

G.R.C.S.E.S Acadêmicos do Tucuruvi

Vou embarcar nessa aventura
Em busca de um lugar ao sol
Trago no peito desafio esperança
Na bagagem a lembrança
Sonho ou realidade?
Vou construindo ilusão
Erguendo os pilares da cidade
Deixando marcas da minha tradição
Ao som do tambor, a fé em louvor... religião
Oxente festeria, acende a fogueira... é são joão
Vem, vem provar
O sabor que vem de lá
Esse gosto, esse tempero
É o gosto brasileiro
Da sanfona um acorde
Tocou forte o coração
Olha o povo dançando pra lá
Arrastando a sandália pra cá
O forró tá danado de bom
Um sorriso é a moldura do meu traço cultural
Quando agente se encontra
A mistura é natural
Carrego na alma a bravura
E o orgulho de ser quem eu sou
Vai meu samba, vai ... reconhece meu valor
Sou cabra da peste, vim lá do nordeste
São paulo é minha capital
Levando alegria, eu vou por ai
Eu sou valente, sou tucuruvi

Um comentário:

Unknown disse...

esse tipo de preconceito me deixa com nojo - bem falou a banda arupemba - http://www.youtube.com/watch?v=Yu1CH5bAV_o no seu vídeo