Infância Urgente

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 195 mais uma resposta para FEBEM

Camila,

Vivemos em mundo muito diferente em olhar e leitura, respeito a sua trajetória e o desejo de mudar essa carcomida entidade, mas mudanças não se faz com palavras e sim com vontade e poder político e você só tem as suas palavras que de nada vale, desculpe-me a extrema sinceridade, porque já tivemos a palavra de muita gente que tinha poder para fazer as mudanças e não o fez, alguns nomes cito aqui para refresco da memória; Mario Covas, Geraldo Alckimin, Alexandre de Moraes, entre outros, logo, seria bom você dimensionar seu alcance , porque dimensiono o meu, enquanto individuo e enquanto membro de um coletivo.
Penso que a mudança de tática da FEBEM-Fundação Casa quando muda a interlocução com meu blog, demonstra exatamente o desgaste desse discurso falido e a tentativa equivocada de construir uma interlocução institucional comigo, que personaliza um debate público. Aqui sou militante e blogueiro, portanto, não respondo por nenhum coletivo e sim por mim mesmo,tendo clareza que o resultado das minhas reflexões, fazem parte de um acumulo histórico de um coletivo.
Veja Camila, tome cuidado, muito cuidado que sua fala já revela um vicio, falei de um ou dois aspectos do SINASE e você tomou só um aspecto como relevante , os dois mais relevantes dentre todos (a edificação e a proposta pedagógica ) você se quer falou de um, ou falou de forma parcial do outro, ou seja,você esta filtrando o que deseja que saia para fora, diria que essa é uma forma de se fazer um péssimo jornalismo e sei que você é melhor que isso.
Quando você fala do modelo pedagógico, desculpe-me, você demonstra um profundo desconhecimento de quem esta na instituição ou não conhece a lei, porque qual modelo você se refere? O malfadado Modelo Pedagógico (des) Contextualizado, que é arremedo das malfada experiência colombiana, ou o Modelo comportamentalista estadunidense Daytop, que mata com um certeiro tiro o ECA ? Além dos monumentais equívocos dos dois modelos, nenhum deles se sobrepõem a da segurança, que se impõe e permanece sendo a única metodologia conhecida e validade pela instituição.
Você faz um recorte bem rebaixado de quem faz parte do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente,confesso, não esperava isso de você , espero melhor que isso. Você se esquece que a segurança publica faz parte,que a assistência social faz parte, que a educação faz parte , a Defensoria Pública faz parte, que a saúde faz parte etc etc. Camila, o responsável por essas políticas terem êxito ou não é um só, o estado , que tem a chave do cofre e o poder de fazer ou deixar de fazer, que determina o que é ou não prioridade, como podemos vê , criança e adolescente, não o é! Claro ! Claro! A população, se o estado permitisse se controlar, coisa que não o faz(leia a Revolução Burguesa de Florestan Fernandes, compreenderá melhor o que acontece ), vicia processos de escolhas de membros da sociedade civil, e age fascistamente se colocando acima da lei , determinando sobre a vida e morte das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes, que mais precisa do estado.
Então minha cara, não queira deslocar a FEBEM- Fundação Casa de parte disso, porque faz parte desse governo que está ai a quase duas décadas e que reproduz cotidianamente, desde a entrada em seus edifícios o que de pior esse estado, opressão! Opressão! Opressão! (não separo o papel dos municípios, sabendo que as políticas centrais ainda têm no estado seu principal responsável). Logo, desculpe a falta de paciência ,mas, você deve está em outra instituição ou no país das maravilhas, que tudo vai ótimo , as crianças e adolescentes vão bem e as famílias são Doriana, que recebem tudo aquilo que o estado deve prover, se dele precisar.
Honestamente, não irei comentar isso que você fala de boas ações da FEBEM, pois todos e você sabe qual a minha visão sobre, ela deveria ter acabado há muito tempo! Não vai você por favor, me fazer a pergunta do que colocar no lugar? Por favor! Porque você sabe que aplicar uma medida sócio-educativa aos adolescentes é admitir a nossa falência, que não estamos cumprindo a lei, principalmente o estado, logo estamos atestando a nossa falência enquanto sociedade, logo não podemos transferir a nossa (ir) responsabilidade para os adolescentes, temos que assumir os nossos(veja, mesmo sabendo que estou do lado certo do debate, assumo enquanto povo o erro pela não efetivação de um outro projeto societário) erros e corrigi-lo urgentemente, garantindo todas as condições de dignidades para os meninos e meninas, para que esses não venham a comprometer as suas vidas! Como fazer? Já foi dito em vasta literatura, mas acrescentaria, fazendo junto com povo e principalmente entendendo o povo e os seus anseios, garantindo todas as condições para a educação d povo para a autonomia e liberdade e não para a dependência e opressão!
Por fim, você não deve saber, o Fórum não é espaço do governo, o governo elabora suas ações e política no governo e a sociedade civil faz política com a sociedade civil, logo no Fórum, quando o governo passar verdadeiramente a se permitir fazer política com o povo, não haverá motivo para essa separação, mas enquanto esse dia não chegar, não iremos combinar nosso jogo com o nosso inimigo(não fomos nós que definimos isso, foram os sucessivos governos e suas ações, criminalizando inclusive, muitos de nós), o governo faria um pequeno gesto, se tirasse as mãos sujas do CONDECA- Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, já seria alguma coisa, se deixasse como a lógica, a história e o mínimo de espírito democrático, que o Fórum encontro espaço da organização da sociedade civil, garantindo o mínimo de legitimidade para quem fosse representar o povo no Conselho, já seria alguma coisa, pois possibilitaria algum dialogo de fato .
Repito pela enésima vez, se a FEBEM desejar dialogar com o Fórum ,acredito que o Fórum o fará, e o fará em lugar publico, aonde as posições serão colocadas de ambos os lados , para que todos os que tenham interesse, tenham acesso ao que ambos pensam. O Fórum nunca em momento algum, se furtou a essa conversa pública, que fique claro essa disposição!!!!!

P.S. Não respondi o seu email, porque não acredito que seja uma conversa pessoal, mesmo eu tendo uma relação anterior com você, que até o faria se antes de você abrir esse debate enquanto representante institucional me propusesse, no momento que você se identificou com a instituição, mesmo sendo concursada, passou a ser voz institucional,impossibilitando qualquer conversa pessoal, por isso a minha não resposta ao seu e-mail-convite pessoal, não tenha acontecido.

Nenhum comentário: