Infância Urgente

domingo, 9 de janeiro de 2011

MORRE MAIS UM TRABALHADOR RURAL EM ÁREA DE CONFLITO


Ai de vós, doutores da Lei, que tomaste a chave da ciência, e vós mesmos não entrastes e impedistes aos que vinham para entrar.
Lucas (11.12)

É com imenso pesar que noticiamos mais uma morte no município de Monte Santo, ao que tudo indica, resultado do conflito agrário na comunidade de fundo de pasto da Serra do Bode. Antonio do Plínio, como era conhecido, foi morto a tiros e, segundo as informações que nos chegam, teve a cabeça degolada, num ato de crueldade que deixa pistas sobre a verdadeira intenção dos algozes: silenciar pelo medo os trabalhadores rurais que resistem às tentativas de grilagem das áreas de Fundos de Pasto na região.

Em 30/06/2010 a comunidade foi surpreendida com uma medida liminar, expedida pelo Juiz de Direito da Comarca de Monte Santo, determinando a reintegração de posse da área para um indivíduo cuja qualificação no processo indica residir na Pituba, em Salvador. Em 17/12/2010, a Desembargadora Daisy Lago Ribeiro Coelho negou a suspensão da liminar, em agravo de instrumento, mesmo com os alertas sobre a possibilidade de conflitos mais graves na comunidade.

Ainda não temos maiores informações sobre as demais circunstancias da morte do Sr. Antonio, razão pela qual não podemos entrar em maiores detalhes.

                Fica, no entanto, a certeza de que lutaremos até o fim que mais esta morte não tenha sido em vão, pois somente com a Terra Livre é que poderemos ter paz no campo.

Segue em anexo um breve relatório com o resumo do conflito


Monte Santo, 07 de janeiro de 2011


Equipe Executora do Centro de Referencia em Assessoria Jurídica Popular às Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto, Quilombolas e Pescadores Artesanais de Monte Santo e Região.


Nenhum comentário: