Infância Urgente

sábado, 15 de janeiro de 2011

Prefeitura e Governo do Estado voltam a alagar a região do Pantanal da Zona Leste!



Assim como no ano passado,  a prefeitura vai aproveitar o desespero das famílias para expulsá-las de suas casas a troco de bolsa-alugue LIMPAR a região do Pantanal da Z/L - uma parte não tão divulgada do projeto "Cidade Limpa" é esta higienização da cidade. O objetivo de retirar as famílias pobres da várzea do Tietê é construção do Parque Linear Várzeas do Tietê (do Governo do Estado). É que a região, próxima ao areoporto, fica no caminho dos turistas para a Copa do Mundo, e tem que estar agradável aos olhos dos turistas e da imprensa mundia até 2014.
Então, parecendo aproveitar a tragédia no Rio, quando todas as atenções estão voltadas para o resultado de anos de descaso nesse Estado, o Governo do Estado de São Paulo abriu violentamente as barragens do Alto Tietê e alagou repentinamente a região do Pantanal da Z/L.
Alguns dias antes desta enchente, o subprefeito veio avisar a população que seria solta a água das represas (!!!). Mas foi tudo muito rápido: na segunda-feira a água corria por ruas da Vila Itaim, Pesqueiro, Cotovelo, Vila das Flores, que estavam secas no domingo. Da quinta pra sexta feira água subiu mais ainda, segundo moradores, dobrou de volume, e invadiu até mesmo casas mais altas. Na sexta a água estava como nos piores dias da última grande enchente da região.
As vítimas das enchentes da Chácara Três meninas, Pesqueiro, Cotovelo e Vila das Flores, ficaram sem apoio nenhum do poder público. Durante a tarde de sexta-feira, moradores do Pesqueiro fizeram um barracão para guardarem suas coisas, mas é insuficiente.

Na Vila Itaim, a defesa civil está lá, atendendo pessoas doentes, mas não providenciam lugar para tirar as famílias de dentro da água. Os moradores estão abrigados na associação local.

Nas outras Vilas, dezenas de famílias estão desabrigadas, e a prefeitura, além de não mandar socorro, até hoje, só havia mandado viaturas, que estão cercando as escolas locais, para evitar que os moradores, que não tem para onde ir, se abriguem lá. Na Chácara 3 Meninas, a polícia prendeu dois moradores que tentavam negociar a entrada das famílias.
Os moradores entraram em contato com Maria Aparecida Pavão supervisora de Assistência Social da Prefeitura da São Paulo, e ela disse que não pode fazer nada pelas famílias, que, se elas quisessem poderiam procurar um albergue no centro da cidade!!!

Após horas de negociação, os moradores conseguiram a entrada de mulheres e crianças na escola. Os homens, porém até o momento da elaboração deste texto (01h da manhã do dia 15/01), estavam de fora!!!

Os moradores sabem que as enchentes não são culpa de São Pedro e estão unidos, se organizando, e dispostos a lutar até o fim por justiça.

TERRA LIVRE - CAMPO e CIDADE

Um comentário:

Eliane Silva disse...

Qualquer coisa que eu disser aqui é pouco. Até dói de tanta revolta.

Como é que esses moradores estão lutando? Alguma expectativa?