Infância Urgente

domingo, 21 de setembro de 2008

Filme quer denunciar violência policial

Violência Extrapolada é o título que deve batizar o documentário da jornalista Ali Rocha sobre os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) e a reação policial, em maio de 2006. O trabalho, em fase de captação de recursos, deve ser, segundo ela, ''um retrato da impunidade'' e do ''extermínio de pobres pela polícia''.

Ali disse que outros diretores produzem dois filmes sobre o episódio, com outras abordagens e ares de ficção. ''É como no caso do Tropa de Elite.'' No entanto, a idéia dela é ser fiel à realidade. Desde maio de 2006, ela acompanha as investigações das mortes e a vida de algumas famílias de vítimas.

''Minha idéia é acompanhar casos emblemáticos. Um deles é de uma menina grávida de 9 meses, morta com o marido, ex-traficante. Segundo testemunhas, eles foram abordados por uma viatura descaracterizada. Antes de ser morto, ele pediu que não a matassem. Ela levou um tiro na barriga e um na cabeça.''

Além de reconstruir aqueles dias, ela pretende fazer revelações: ''Quero mostrar que aquele toque de recolher foi fabricado pela polícia, com o objetivo de sair para rua e se vingar. Naquela noite, registrou-se o maior número de mortes: 117 pessoas.''

Fonte:O Estado de S. Paulo - São Paulo - SP (16/09/2008)

Um comentário:

Anônimo disse...

Temos também a TROPA DE ELITE, no vale do ITAJAÍ/SC, formada por policiais militares deste Estado.

Sou paulistano, nascido e criado nesta capital e, apesar de termos uma das polícias mais violentas, segundo a imprensa, do Brasil, nunca fui tão humilhado e maltratado num lugar como fui em Itajaí/SC.

Fui abordado na rua, chamado de vagabundo, levei tapas no rosto e spray de pimenta nos olhos.

Não deixei barato. Fui à Delegacia prestar queixa, porém informado por investigadores que, caso fizesse isso com esses "policiais", poderia sofrer represálias, já que o próprio comando da corporação era conivente com esta situação.

Isso é verdade? Gostaria de saber. Em caso afirmativo, nunca mais voltarei a este Estado, onde, segundo a própria população, os policiais, além de violentos, são corruptos.