Infância Urgente

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Seminário sobre Responsabilidiade Social

Ontem estive na Escola de Governo para assistir uma aula do Sóciologo Rudá Ricci. Como sempre Rudá, demonstra ser um apaixonado pensador da democracia brasileira, em especial formas de participação. Ele sabe como poucos que temos que construir uma engenharia complexa de participação e de ruptura com a estrutura burocratica do estado que tem submetido as formas de participação da sociedade.

O Rudá nos provoca, quando coloca que não estamos pensando em superar o modelo, que estamos olhando as coisas acontecer sem ser propositivos, que o debate de avanço é para meia duzia de iluminados e iniciados e não com capilaridade dentro dos espaços de participação,um debate que se quer tomou corpou dentro dos Conselhos (por exemplo) e mais grave ainda, está distante da população de forma geral.

Rudá defende uma série de propostas para aprofundar a Democracia Participativa,mas a que me parece fundamental nesse momento são as escolas da cidadania, escolas para a participação popular que tivesse essa preocupação de formar a população para compreender esse novo momento da história da sociedade brasileira, construindo mecanismos interno de compreensão dos mecanismos de participação e refletindo os avanços do modelo que cosntruimos, para que possamos avançar ainda mais no processo de consolidação de um modelo de democracia que afirme a soberania do povo brasileiro.

Dado curioso, apontado por Rudá e que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade, que apesar de alguma experiencias históricas e recentes em paises mundo afora , é hoje o Brasil com seus masi de 30 mil Conselhos de Participação Popular, a grande referencia de participação para o mundo.

Nenhum comentário: