Infância Urgente

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A Pilantropia no Brasil

No seminário promovido pelo Fórum de Assistência social em conjunto com o CRESS e CNTSS , na última sexta-feira, com o título SUAS - AVANÇANDO NO PROCESSO DE CONTROLE SOCIAL E A CERTIFICAÇÃO (PLs 3021/08 e 3077/08.), foi escancarado uma das situações mais complicadas desse país, que é o que chamo de banditismo social, um Robin Hood as avessas, tinha dinheiro dos pobres para dar para os ricos!

Os valores atingem cifras que poderiam quadruplicar os valores ou o programa bolsa família, o orçamento desse ano para o programa é de 10 bilhões, enquanto que os benefícios as Pilantrópicas giram em torno de 45 e 50 bilhões.

O que é mais grave nessa situação toda, primeiro as entidades detentoras dos títulos de beneficentes não cumprem em sua maioria os requisitos para ser detentora dessa prerrogativa. Segundo que existia e existe uma confusão deliberada do que é assistência social, principalmente na perspectiva da política de assistência social.

Essa situação faz com que ( só para se ter uma idéia do rombo) esses 45 ou 50 bilhões, não vão para os cofres da previdência, pois quem detêm o título de beneficente , não paga a cota patronal no que diz respeito a previdência social, isso quer dizer que, os trabalhadores dessas entidades (empresas), quando se aposentarem quem cobrirá a parte que os patrões não pagaram, será o governo, ou seja, nós. Nem vou falar o que é isso!

A coisa fica ainda mais feia, quando verificamos que a maioria desses recursos(38 bilhões) são das universidades privadas, que são 27% das Pilantrópicas,

E ainda o CONANDA na contramão do debate que hoje ocorre, queria aprovar a doação casada. Pode??

Nenhum comentário: