Infância Urgente

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Pedofilia: PF terá banco de dados restrito ao G8

Pedofilia: PF terá banco de dados restrito ao G8

Elaine Lina e Marina Mello
Direto de Brasília

A Polícia Federal contará em breve com um banco de dados que centraliza imagens relacionadas ao abuso sexual contra crianças na Internet. O chefe da Interpol (Divisão de Polícia Criminal Internacional) no Brasil, delegado Jorge Pontes, declarou que essa ferramenta até então era restrita aos países que integram o G8 (grupo internacional que reúne os sete países mais desenvolvidos do mundo - Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá - mais a Russia) e agora também fará parte da rotina dos policiais brasileiros.

De acordo com ele, isso ocorre porque as investigações da Polícia Federal contribuíram com as autoridades de diversos outros países e levaram para a prisão vários pedófilos. Pontes disse que o software do Child Sexual Exploitation Image Database permite que a autoridade policial investigue a origem da imagem e faça uma espécie de "reconhecimento" do vídeo ou da foto com conteúdo de pornografia infantil.

"É um grande avanço, a comunidade internacional reconheceu o nosso trabalho na luta para combater a pedofilia na Internet e em troca nos deu essa oportunidade. É como se fosse um 'investigation grade' a exemplo do que aconteceu com a economia brasileira que teve seu grau elevado por agências internacionais", afirmou o delegado.

"Não é apenas uma base de dados, este software é uma ponte entre o mundo real e o mundo virtual. Além de trazer um banco de dados com um milhão de imagens, ele mostra também o que está por trás dessa foto, como o ambiente, os objetos e tudo mais, sendo um software de reconhecimento facial e de comparação de imagens", disse. "Em outros países, os policiais conseguiram encontrar um pedófilo com apenas uma pista - um ticket de avião que aparecia em uma mala ao lado dele na imagem".

Segundo Pontes, por meio deste banco de dados, o policial pode conseguir pistas não só relativas a quem dissemina a pedofilia na rede, como também das crianças que estão sendo vítimas disso. "É uma ferramenta formidável que permite identificar tanto as vítimas quanto seus algozes. (...) Com este recurso poderemos conseguir diversas pistas e a partir da realização de um trabalho de campo podemos encontrar a criança que vem sendo violentada", declarou.

Policiais brasileiros receberão treinamento em Lyon, na França, para aprender a utilizar a ferramenta e a previsão é de que até o final deste ano ela possa ser utilizada nas investigações da Polícia Federal.

Fonte:Redação Terra

Nenhum comentário: