Infância Urgente

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

I Encontro Saúde Mental e Educação: o espaço do professor. Políticas, Ações e reflexões.

Laboratório de Saúde Mental Coletiva – LASAMEC

Departamento Materno Infantil da Faculdade de Saúde Pública - USP
Justificativa
O presente evento integra as atividades comemorativas dos 90 anos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Nesse contexto, o Laboratório de Saúde Mental Coletiva (LASAMEC) do Departamento de Saúde Materno-infantil busca manter um estreito compromisso com a Saúde Pública Brasileira; com esse objetivo congrega profissionais pesquisadores em diversas áreas da atenção em Saúde Mental Infanto-Juvenil.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, de 10 a 20% da população infanto-juvenil pode vir a apresentar problemas de saúde mental. Considerando as recomendações do Sistema Único de Saúde, de incentivo à intersetorialidade e descentralizaçã o das ações de saúde, decorre que a Educação é a primeira e mais relevante área social de inserção de crianças e adolescentes. Aos professores se atribui grande parte das responsabilidades de atuação, quer de promoção das competências, quer de detecção dos problemas que podem ocorrer no processo de desenvolvimento humano.
Objetivos
Abrir espaço de reflexão sobre a consonância entre as políticas públicas de atenção à infância e adolescência e o trabalho conjunto dos profissionais de Educação e de Saúde, de modo a facilitar e consolidar o acesso às ações de promoção, prevenção e assistência em Saúde Mental para as crianças, adolescentes e jovens que se encontram nas escolas.
Público Alvo: estudantes, professores e profissionais de Saúde e Educação.
Local: Faculdade de Saúde Pública da USP. Avenida Dr. Arnaldo, 715. Sala Paula Souza.
Data: 19 de setembro de 2008; sexta feira.
8hs às 16hs.
Informações e inscrições gratuitas no site www.fsp.usp. br

Nenhum comentário: