Infância Urgente

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Adolescente é enforcado dentro de centro de recuperação de menores no Distrito Federal

BRASÍLIA - Um adolescente de 16 anos foi enforcado dentro do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), no Recanto das Emas,no Distrito Federal. O corpo foi achado na manhã de sábado. O menor foi enforcado com uma blusa de frio. Ele tinha passagem pela polícia por roubo e estava internado desde junho, acusado de latrocínio.

Há dez dias, ele passou a dividir o quarto com três adolescentes. Dois deles confessaram o crime. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania, não havia registro de rixas entre os internos.

O Caje tem hoje 302 adolescentes internados. Noventa a mais do que a capacidade máxima. O monitoramento é feito por 400 agentes de segurança, são divididos em três turnos. A presidente da Associação Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco (Amar), Marilúcia Oliveira Cardoso, reclama da falta de atividades e estrutura no Caje.

- O ambiente lá dentro acaba sendo de violação de direitos. As escolas de lá deixam a desejar, pois oferecem poucas oficinas. Então, eles passam quase que o tempo todo dentro das celas, trancados. E isso não é socialização - reclama Marilúcia.

Os menores prestaram depoimento na Delegacia da Criança e do Adolescente, voltaram para o Caje e estão em quartos separados. Para tentar diminuir o problema da superlotação, o governo promete começar ainda este ano a construção de uma nova unidade.

Fonte : O Globo

Nenhum comentário: