Infância Urgente

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Movimentos sociais promovem ações em todo país

por Michelle Amaral da Silva última modificação 12/08/2009 15:23

Organizações do campo e da cidade se mobilizam entorno da Jornada Unificada de Lutas e irão às ruas no dia 14
Organizações do campo e da cidade se mobilizam entorno da Jornada Unificada de Lutas e irão às ruas no dia 14


11/08/2009


da Redação

Leia mais:
RS: Sem Terra ocupam prefeitura e Incra em São Gabriel
PR: MST ocupa Ministério da Fazenda e acampa em frente ao Incra
MST ocupa o Ministério da Fazenda
Trabalhadores debatem crise e petróleo em Santa Catarina
Por reforma agrária e contra a crise mundial
MST lança acampamento nacional em Brasília
Sem terra marcham por reforma agrária em São Paulo



Desde segunda-feira (10), movimentos sociais estão mobilizados em todo país entorno da Jornada Nacional Unificada de Lutas, que ocorre durante esta semana.


Trabalhadores do campo e da cidade protestam contra a crise e suas consequências para a classe trabalhadora, como as demissões ocorridas no Brasil. Também pedem garantia de empregos e melhores salários, manutenção dos direitos trabalhistas e sua ampliação, redução da jornada de trabalho sem redução de salários e redução das taxas de juros. Além disso, reivindicam a realização da reforma agrária, urbana e investimentos em políticas sociais.


A Jornada terminará no dia 14 de agosto, quando serão realizados atos e manifestações em várias cidades brasileiras.


Sem terra

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Via Campesina realizam desde o início do mês de agosto ações em vários estados em defesa da Reforma Agrária e pelo fortalecimento dos assentamentos.


O MST reivindica a liberação de R$ 800 milhões do orçamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para este ano e aplicação na desapropriação e obtenção de terras, além de investimentos no passivo dos assentamentos.


Nesta terça-feira, o movimento realizou protestos em 12 estados. Integrantes do MST ocuparam sedes do Ministério da Fazenda em Brasília (DF), Belém (PA), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT).. Além disso, em Salvador (BA), em Fortaleza (CE) e em Petrolina (PE) foram ocupadas as sedes do Incra.


Em São Paulo, cerca de mil trabalhadores rurais marcharam de Campinas, interior do estado, até a capital, onde encontram-se mobilizados. Nesta terça-feira (11), os sem terra realizaram em frente à delegacia do Ministério da Fazenda um protesto para denunciar a política econômica do governo federal, que impede a realização da Reforma Agrária.


Também soma-se às atividades da Jornada de Lutas o Acampamento Nacional pela Reforma Agrária, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entre os dias 10 e 20 de agosto, em Brasília (DF). A atividade tem como objetivo cobrar o assentamento de todas as famílias acampadas, a ampliação dos recursos para Reforma Agrária e a revisão dos índices de produtividade..


Atingidos por barragens

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também participam do Acampamento em Brasília e agregam à discussão entorno da Reforma Agrária temas como o debate sobre a soberania energética, a campanha contra o alto preço da energia elétrica e a reivindicação dos direitos dos atingidos por barragens.


Durante esta semana o MAB realiza ações em vários estados. Nesta segunda-feira (10), 400 famílias atingidas por barragens montaram um acampamento em frente ao canteiro de obras da hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia. Com a ação, o MAB quer buscar soluções para os problemas sociais e ambientais causados pelas hidrelétricas do Complexo Madeira e de Samuel. Também desde o dia 21 de julho, cerca de 1.300 integrantes do movimento encontram-se acampados em frente à Usina Hidrelétrica de Estreito, entre Maranhão e Tocantins.


Centrais sindicais

Na sexta-feira (14), último dia da Jornada de Lutas, as centrais sindicais brasileiras – CUT, CTB, UGT, CGTB, NCST, Intersindical e Força Sindical –, juntamente com os movimentos sociais, promoverão atos em todo o país no Dia Nacional de Luta.


Em São Paulo, a manifestação terá início com uma concentração na Praça Oswaldo Cruz, às 10 horas, e depois seguirá em passeata pela Avenida Paulista, e terá como objetivo unir trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade em torno da luta contra a crise e as demissões, pela redução da jornada e em defesa dos direitos sociais.


Confira abaixo o edital de convocação para o Dia Nacional de Lutas:


Jornada nacional de luta dos trabalhadores e trabalhadoras!

Nenhum comentário: