Infância Urgente

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Crescem denúncias de violência contra crianças e adolescentes

THAÍS LYRA

Chega a ser contraditório comemorar o aumento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. No entanto, nada pode ser melhor para essa parcela indefesa da população. E dois canais muito eficazes para isso, o disque 100, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), e o Disque 181, do Instituto São Paulo Contra a Violência, têm recebido cada vez mais ligações de pessoas que não toleram tais abusos.

O Disque 100, por exemplo, somou mais de 100 mil encaminhamentos dos mais de 2 milhões de atendimentos feitos desde sua criação, em 2003. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, o serviço realizou 131.287 atendimentos e recebeu e encaminhou 17.009 denúncias.

A procura pelo serviço tem crescido a cada ano. Se há seis anos eram 12 denúncias por dia, em 2008 passaram a 89 e até junho deste ano, a média é de 94, diariamente. Além de casos de violência sexual, o Disque 100 recebe informações sobre tráfico de crianças e adolescentes, maus-tratos, negligência, entre outros abusos.

Entre 2003 e junho de 2009, 35% das denúncias eram de negligência, 34% de violência psicológica e física e 31% de violência sexual. Do total de casos de violência sexual, 58,71% tinham a ver com abuso sexual e 39,64% com exploração sexual.

"Ninguém comemora uma denúncia, até porque ela surge de algum sofrimento, de um crime. Mas a gente fica satisfeito por conseguir essas informações que visam sobretudo a proteção. As pessoas estão se incomodando mais", afirma Leila Paiva, coordenadorado Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da SEDH.

Segundo ela, esses números são a prova de que a população não tolera mais a violência sexual contra crianças e adolescentes. "Essas 100 mil denúncias foram encaminhadas e as vítimas atendidas. Não só na perspectiva da responsabilização, mas na perspectiva do enfrentamento".

A maior parte das denúncias é contra meninas: 62%. Esse número sobe para 81% quando as denúncias são de violência sexual, que abrange exploração sexual (83%), tráfico de crianças e adolescentes (81%), abuso sexual (79%) e pornografia (70%).

ENCAMINHAMENTOS

Leila explica que as informações são repassadas em até no máximo 24 horas e as urgentes são transmitidas de imediato. De acordo com a coordenadora, a partir dos telefonemas, os órgãos acionados são promotorias de justiça, conselhos tutelares, polícias Civil e Militar, conselhos municipais e estaduais de direitos da Criança e do Adolescente, Núcleo de Enfrentamento da Violência.

Os dados da secretaria foram divulgados no mês passado, durante um seminário, em Brasília (DF). Leila explica que o serviço está em fase de aprimoramento, pois em breve funcionará um novo sistema de banco de dados das denúncias.

O objetivo, diz Leila, é facilitar o mapeamento de regiões críticas. "Com mais informações podemos detectar e agir regionalmente em focos de exploração sexual de meninos e meninas".

Fonte: A Tribuna

Um comentário:

Anônimo disse...

JA MANDEI EMAIL PARA TODOS JORNAIS QUE VC IMAGINA , NENHUM ME RESPONDEU , ONTEM DIA 15/10/09 LIGUEI PARA O 199 E FALEI COM O GUARDA MUNICIPAL ( DUTRA ) RELATANDO QUE AS CRIANÇAS ESTAVAM SOSINHAS A NOITE E COM UMA VELA ACESSA E ELES , NADA FIZERAM , POR FAVOR PEÇO PARA QUE VCS ME AJUDEM NESTA CAUSA POIS NÃO CONSIGO DORMIR SOSSEGADA SABENDO QUE TEM VIZINHOS NESTA SITUAÇÕES , POR FAVOR SE VCS TIVEREM EMAIL´S OU TELEFONES DE ALGUNS LUGARES QUE EU POSSA LIGAR ME PASSA POR FAVOR . MUITO

VEJA ABAIXO O EMAIL QUE EU MANDEI PARA TODOS OS JORNAIS


ESTOU DENUNCIANDO A MAIS DE 4 MESES OS MAUS TRATOS E ABANDONO DE TRES CRIANÇAS E NADA ACONTECE E AS CRIANÇAS CONTINUAM ABANBONADAS . JA DENUNCIE NO DISQUE DENUNCIA E NADA ACONTECEU , FUI AO CONSELHO TUTELAR E NADA , ELES DIZEM QUE TEM MUITOS CASOS NA FRENTE E QUE ERA PARA MIM LIGAR NO 199 QUANDO ESTIVESSE ACONTECENDO ALGO PARA AS CRIANÇAS . ENTÃO ONTEM PASSEI NA CASA DAS CRIANÇAS E PUDE VER QUE AS CRIANÇAS ESTAM SOZINHAS NA CASA COM UMA VELA ACESSA ENTÃO LIGUEI PARA O 199 E NINGUEM ATENDEU LIGUEI VARIAS VEZES E NADA , SERÁ QUE EXISTE MESMO UMA INSTITUIÇÃO QUE CUIDA DAS CRIANÇAS ? SERÁ QUE PARA ESSAS CRIANÇAS SEREM SALVAS TERÃO QUE SER SORTEADAS ? POR FAVOR ME AJUDEM ESTOU ENVIANDO EMAIL A TODOS OS LUGAREM PEDINDO AJUDA POR ESSAS CRIANÇA POIS COMO CIDADÃ ESTOU FAZENDO MINHA PARTE , OU TEREI QUE VER NO NOTICIARIO MAIS UMA TRAGEDIA CONTRA CRIANÇAS ?
POR FAVOR AJUDEM ESSAS CRIANÇAS
EXITEM 3 CRIANÇAS EM TOTAL MAUS TRATOS PELA SUA MÃE E SUA IRMÃ ADOLECENTE DE 16 ANOS QUE SÃO VICIADAS EM CRACK .
MORAM EM UM CÔMODO EM 7 PESSOAS SENDO A MÃE COM O NAMORADO , A IRMÃ DE 16 ANOS TAMBÉM COM O NAMORADO , UMA MENINA DE 1 ANO , OUTRA MENINA DE APROXIMADAMENTE 8 ANOS E MAIS OUTRA MENINA DE APROXIMADAMENTE 9 ANOS .
DURANTE O DIA TODOS FICAM FUMANDO DROGA DENTRO DA CASA COM AS CRIANÇAS LÁ DENTRO E QUANDO SAEM PARA FORA DO CÔMODO DA PARA VER QUE NÃO É SÓ OS MORADORES DE LÁ QUE FICAM CONSUMINDO DROGA , VEM TAMBÉM OUTROS VICIADOS PARA SE JUNTAR A ELES E FICAM COM AS MENINAS NO COLO SENDO MOLESTADAS PELOS VICIADOS E A NOITE TODOS SAEM E DEIXAM AS TRÊS CRIANÇAS SOZINHAS NESTE UM CÔMODO COM UMA VELA ACESSA POIS NEM FORÇA TEM NAQUELE CÔMODO .
ESSAS CRIANÇAS ESTÃO EM ABANDONO TOTAL .
RELATOS FEITO PELOS VIZINHOS : ESSAS CRIANÇAS FICAM SEM ALIMENTAÇÃO NENHUMA EXETO AS 2 MAIORES QUE COMEM NA ESCOLA A MENORZINHA DE 1 ANO TEM DIA QUE FICA SÓ A BASE DE ÁGUA COM AÇUCAR .

ENDEREÇO : RUA MANOEL AGUILAR ORTEGA, SN SOROCABA PARK
SOROCABA – SP
AO LADO DO NUMERO 345
AO LADO DE UM DEPÓSITO DE UMA CONSTRUTORA
É O ÚNICO CÔMODO SEM REBOCO DESTA RUA QUE FICA NO FUNDO DO TERRENO
SUBINDO A RUA FICA NO LADO DIREITO
ESTA RUA É CURTA E FACIL DE ACHAR ESTE CÔMODO
JÁ FORAM FEITO DENUNCIA PORÉM NADA ACONTECEU .


Olá Patrícia! A situação parece muito grave mesmo.
O Conselho Tutelar tem obrigação de agir. Se eles não tomaram providencia , procure o Conselho da Criança e do ADolescente em sua cidade. Informe-se na prefeitura ou vá direto ao fórum procurar o ministério Público, tanto para denunciar a situação das crianças, como a omissão dos órgãos competentes. Você pode e deve pedir anonimato.
Sugiro também enviar por e-mail aos jornais de sua cidade.
Vamos tentar ver como podemos colocar esta denúncica no blog, está bem?