Infância Urgente

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Libertar pela leitura

Libertar pela leitura

Campanha “Livro para Todos”

Esta carta, considerando as circunstâncias e seu objetivo, deveria necessariamente começar pela estrofe abaixo, extraída do poema “O Livro e a América”, do poeta Castro Alves. O motivo ficará claro ao longo da leitura.
“Oh, bendito quem semeia
livros, livros a mancheia e
manda o povo pensar.
O livro caindo n’alma
é o germe que faz a palma,
é a chuva que faz o mar”.
A ONG Educa São Paulo, fundada em 1998 e que trata prioritariamente da instalação de bibliotecas comunitárias entre populações carentes, está empenhada há três meses na organização do evento intitulado “Bienal dos Pobres”, a ser promovida de 14 a 24 de agosto próximo na Praça da Sé. A data, não por acaso, coincide com a realização da Bienal Internacional do Livro, a ter lugar no Parque do Anhembi no mesmo período. Portanto, com tal simultaneidade, pretende ser, a semelhança do Fórum Social Mundial em relação ao Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), um contraponto àquele magno encontro do mercado editorial internacional. A sua instalação, no nosso entendimento, é extremamente oportuna para ressaltar a bandeira que abraçamos desde as nossas origens e que acreditamos ser também a de todas as pessoas de boa vontade, que é a democratização da leitura para proporcionar o acesso dos menos favorecidos ao conhecimento e à cultura, particularmente crianças e jovens. Nesse sentido, temos o ambicioso projeto de distribuir durante a “Bienal dos Pobres” nada menos do que l milhão de livros a entidades que representem legitimamente núcleos excluídos e cujo cadastramento está sendo criteriosamente elaborado. Convém lembrar que a “Bienal dos Pobres” está sendo assessorada pelo seu parceiro, o Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, responsável, aliás, pela seleção das obras. Nesse sentido também é pertinente lembrar que serão consideradas apenas publicações didáticas e paradidáticas de caráter infanto-juvenil ou da literatura consagrada universal, com ênfase especial para a literatura brasileira e latino-americana.
Evidentemente a ONG Educa São Paulo e o NTC-PUC/SP não têm recursos suficientes para assumir a empreitada. Por isso está contando com a compreensão de instituições e empresas comprometidas com a formação de um país melhor e mais justo para o povo brasileiro. Caso haja o real interesse na doação de livros conforme os preceitos acima enunciados, nós nos colocamos à inteira disposição para esclarecimentos e orientações de procedimento nas coordenadas que se seguem.
Desde já enviamos nossos agradecimentos.

Devanir Amâncio
ONG Educa São Paulo
R. do Ouvidor, 56 – Praça da Bandeira
CEP: 01005-030 Tel. 3107-5470

Nenhum comentário: