Infância Urgente

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Começou a Aliança pelo Centro Histórico de São Paulo!

Começou a Aliança pelo Centro Histórico de São Paulo!

Cidadãos que habitam as ruas do centro e que tentam se proteger do frio deste inverno estão sendo desrespeitados e agredidos. Na calada da noite ou durante o dia, vêm suas roupas e cobertores confiscados ou molhados pelos jatos d´água dos carros-pipa, são obrigados a fugir assustados pelos sprays de pimenta que lhe são lançados diretamente no rosto.

Essa ação higienista não vê diferença entre “banir” o lixo ou as pessoas às quais só restou a rua para viver. Sem um teto, sem trabalho, sem adequada política pública de atendimento social, especialmente desde o dia 3 de julho vêm sofrendo seguidos atos violentos de funcionários da prefeitura e de policiais. Tudo isto às vésperas dos 4 anos do massacre dos 7 moradores de rua.

DENUNCIAMOS a desumanidade de ações que buscam exibir uma cidade limpa, mas que agride os cidadãos mais vulneráveis e que não dialoga com as entidades e pessoas que há muito trabalham com o tema!

QUESTIONAMOS os “parceiros” desta Aliança: o governo municipal, o governo estadual, a Associação Viva o Centro e as Ações Locais, bem como seus patrocinadores: BM&Fbovespa, Nossa Caixa, Associação dos Advogados de São Paulo e Associação Comercial de São Paulo:
Esta violência que vem ocorrendo no centro é a proposta de “qualidade total nos quesitos de zeladoria urbana” e “controle da ocupação irregular do espaço público”?

SOLIDARIEDADE a outros trabalhadores paulistanos que igualmente têm sido vítimas desta violência, como os catadores de materiais recicláveis e os ambulantes.
SOLIDARIEDADE às crianças e adolescentes em situação de risco social e aos ocupantes de imóveis abandonados, de favelas e de cortiços, que por serem pobres seguidamente são desalojados por mero interesse de valorização imobiliária.
SOLIDARIEDADE às pessoas de outras regiões desta e de outras cidades, de onde temos recebido depoimentos da mesma gravidade.

As entidades que aqui trazem estas denúncias convidam a todos que se sensibilizam por esta causa a participarem da construção da “Política Nacional para Inclusão da População em Situação de Rua” que se encontra em elaboração, de maneira participativa, transparente, numa verdadeira aliança pela vida!

São Paulo, julho de 2008.

Próxima Reunião Ampliada 22/07 - CFRS - Rua Riachuelo, 268- Centro
Horário 9:30

Nenhum comentário: