Infância Urgente

sexta-feira, 11 de julho de 2008

PMs são acusados de espancar alunos

PMs são acusados de espancar alunos

Funcionários de escola dizem que policiais iniciaram as agressões após meninos ofenderam a corporação

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Um sargento e um soldado da Polícia Militar são acusados de invadir às 7h40 de ontem o Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) de Três Rios (a 120 km do Rio), colocar 11 alunos, todos meninos, entre 11 e 17 anos no muro do pátio, de costas, e os agredir com tapas e chutes. As acusações foram feitas por funcionários da escola, pelas vítimas e seus parentes.
Após as supostas agressões, os policiais, já com outros colegas do 38º BPM (Batalhão de Polícia Militar), levaram os 11 para a delegacia, sob a acusação de prática de desacato.
Os PMs disseram na delegacia ter agido por ordem do comandante do 38º, coronel Germano Dantas, inconformado com supostas ofensas dos alunos, a policiais que se exercitavam no clube América, vizinho ao Ciep. O coronel não falou.
Os alunos teriam chamados os PMs de "vermes", em referência à morte do menino João Roberto Soares. Teriam ainda gritado o nome da facção criminosa CV (Comando Vermelho).
O diretor do Ciep, João Azevedo, disse que enviará relatório sobre o episódio à Secretaria de Educação do Estado. Dele deverão constar relatos de funcionários que contaram ter assistido às agressões.
Azevedo afirmou que, ao chegar à escola, pouco antes das 8h, ainda encontrou os PMs. "Reclamei da presença deles sem autorização. Não procuraram nem a direção nem os funcionários. Chamei-os e disse que não poderiam fazer aquilo."
Segundo ele, os funcionários que falam dos espancamentos são de sua absoluta confiança, "pois trabalham no Ciep há mais de 15 anos". "Se disseram que viram, é porque ocorreu."
A merendeira Maria Tereza da Silva diz que viu as crianças serem revistadas e agredidas. "Bateram na cabeça, deram tapas. Mais de oito apanharam. Eles entraram com as motos até empinando, quase atropelaram as crianças."
Um dos alunos levados à delegacia foi um menino de 15 anos, portador de deficiência de locomoção. A irmã disse que ele levou vários tapas na cara.
O delegado Cláudio Batista disse que um grupo de meninos xingou os policiais e que iria enviá-los, sob a acusação de desacato, à Vara da Infância e da Juventude. O mais velho tem 17 anos. Os mais novos, 12.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1107200811.htm

Nenhum comentário: