Infância Urgente

domingo, 13 de julho de 2008

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 38

Talismã desativado
Reeducar semi-internos/Fundação alega que fechamento se deu por falta de demanda de menores em Piracicaba
ANA CRISTINA ANDRADE
Da Gazeta de Piracicaba

A unidade de semiliberdade Talismã da Liberdade, de Piracicaba, foi fechada há duas semanas porque a demanda da região era pouca. Com capacidade para 20 adolescentes de 12 a 18 anos, estava atendendo apenas oito, segundo a assessoria de imprensa da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente - ex-Febem).
Ainda de acordo com a assessoria, que fica em São Paulo, não esse trabalho não será no município.
Em Piracicaba, representantes da União Espírita de Piracicaba - que ficou responsável pelo atendimento técnico e pedagógico das crianças -a Secretaria de Desenvolvimento Social, da Associação da Guarda Mirim e da própria Fundação Casa local se negaram terminantemente a falar sobre o assunto.
Segundo apurou a Gazeta, havia discórdia entre funcionários da Fundação e do projeto Talismã na reeducação dos internos. Ou seja, a Fundação Casa teria um regime um tanto militar e a unidade de reeducação deveria ser mais branda com os assistidos. Não foi informado se havia algum tipo de rigidez com os menores.
Quando o Talismã da Liberdade foi criado em Piracicaba, em agosto de 2006, havia perspectiva de atendimento a 25 adolescentes inseridos em medidas socioeducativas de semiliberdade, excepcionalmente até 21 anos incompletos, conforme deliberação do Poder Judiciário. Eles deveriam receber atividades culturais, de lazer e educacionais, dentre elas oficinas de iniciação básica e profissionalizante (marcenaria, sabonetes, acabamento de móveis, decupagem, mosaico, padaria e informática.
A casa em que funcionava o projeto, um sobrado na rua São José,1.237, área central, está vazia. Apenas seguranças se revezam 24 horas. Segundo apurou a Gazeta, a casa deverá ser devolvida em breve ao proprietário, cujo nome não foi informado. A assessoria de imprensa da Fundação informou que os oito menores que estavam no
local já cumpriram as medidas socioeducativas e estão com suas famílias.

CASA

Quando foi inaugurado em Piracicaba pelo governador do Estado, Cláudio Lembo, o Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente iria abrigar 56 adolescentes, sendo 40 em regime de internação e 16 em internação provisória do município e região. Na ocasião, 33 jovens de Piracicaba cumpriam medida de internação nas unidades da ex-Febem espalhadas pelo Estado. Da região, composta por 90 municípios, eram 648 jovens internados nas unidades da Fundação.

DEMANDA

8 é o número de menores que estavam no Projeto Talismã.

fonte:
http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?
noticia=1585609&area=26050&authent=6008F81425BEA31149CF0036CFE226

Nenhum comentário: