Infância Urgente

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Atividade com a Vice-Presidente do Comitê dos Direitos da Criança da ONU

No último dia 17/07, aconteceu o Evento "De Menor a Cidadão", que contou com a presença de Rosa Maria Ortiz ,Vice-Presidente do Comitê dos Direitos da Criança, do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas. Foi muito interessante a analise da Rosa sobre a política da infância e adolescência no Brasil, já estava começando a achar que estávamos alguns poucos loucos, que víamos , ou melhor não víamos o que muita gente que milita e trabalha na área da infância consegue enxergar.

Meu texto de analise dos 18 anos do ECA(18 anos, nem um problema resolvido sequer colocado), já deixa claro que não consegui perceber grandes avanços no que diz respeito a garantia dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

Bem, parece que se estamos cegos, agora temos mais um nesse circulo que é a própria Rosa Ortiz, que fez uma avaliação da situação da infanto-adolescência no Brasil próxima e em muitos aspectos mais radicalizados do que as avaliações que fazemos.

Rosa, entre outras, sentencia que não existe politicas articuladas no Brasil, que o governo brasileiro tentou entregar(não aceito) ao Comitê uma politica de governo(Presidente amigo da Criança) e não de estado que o Poder Judiciário o Ministério Público não estão comprometidos com a implantação da lei.

Espero que as reflexões da Rosa, possam oxigenar o debate que a tanto tempo tentamos fazer sem êxito.

Nenhum comentário: