Infância Urgente

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Seminário estadual de jovens contra a violência sexual em Pernambuco



Para refletir sobre a realidade da violência sexual e ampliar o debate e o acesso às informações de prevenção e enfrentamento a esses crimes, o Coletivo Mulher Vida realiza a partir das 14h do próximo dia 7, e em horário integral nos dias 8 e 9 de julho, o I Seminário Estadual de Jovens Contra a Violência Sexual, no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, com previsão de reunir cerca de 200 jovens de 18 a 24 anos de 75 municípios pernambucanos. O evento tem apoio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Olinda (COMDACO) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDECA).

Um mapeamento da Secretaria Especial de Direitos Humanos registrou em 2005 a existência de exploração sexual comercial em 937 municípios brasileiros, sem falar nos 1.819 pontos vulneráveis à exploração sexual infanto-juvenil ao longo das rodovias brasileiras mapeados pela OIT e pela Polícia Rodoviária Federal. Nos quatro primeiros meses deste ano foram registrados pelo disque-denúncia nacional (100) 5,3 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em Pernambuco, de janeiro a março de 2008, foram notificados pela GPCA 119 casos de violência sexual, números que camuflam a realidade, já que muitos crimes, praticados em sua maioria por parentes e conhecidos, não são denunciados.

Programação

O seminário será dividido em três momentos: conceituação e compreensão do fenômeno, estratégias de enfrentamento e ação de multiplicação. Os painéis debatidos por jovens e especialistas abordarão os seguintes temas:

- Direitos sexuais e reprodutivos x violência sexual

- Estratégia de enfretamento à violência sexual

- Direitos sexuais: por que é importante conhecer?

- Protagonismo juvenil

- Mobilização juvenil: como eu me comprometo a articular a juventude para o enfretamento da violência sexual?

- Como mobilizar contra a violência sexual no meu município, na minha comunidade?

O Coletivo Mulher Vida é uma organização sem fins lucrativos criada há 17 anos e que tem como missão prevenir, enfrentar e desconstruir a violência doméstica, sexual e sexista, através do estímulo ao afeto, à auto-estima, à cidadania e ao protagonismo de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e famílias, priorizando populações socialmente excluídas, na efetivação dos direitos humanos e na construção de uma cultura de paz.

Mais informações: Adriana Duarte (coordenadora do Observatório da Exploração Sexual do CMV) pelos telefones 3431.1196/ 3432.3265/ 8660.1988 ou com Rosana França (jovem mobilizadora) no 9115.4904/ 3431.1196.

Fonte: Coletivo Mulher Vida

Nenhum comentário: