Infância Urgente

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 37

Fundação Casa: Internos de Jundiaí querem visita íntima
PAULA MESTRINEL



Das 6 horas até as 22 horas, os jovens da Fundação Casa -- unidade da antiga Febem em funcionamento no bairro do Corrupira -- permanecem fora do dormitório para participar de oficinas esportivas, cursos profissionalizantes de gestão administrativa e panificação, de oficinas culturais como a de artes plásticas, além de passar por atendimento médico e psicológico.
Agora, a reivindicação dos 38 internos é de que sejam autorizadas visitas íntimas e roupas pessoais, já que eles usam uniforme da Fundação Casa. Como a solicitação não foi atendida - e pelo regimento da unidade nem será - os jovens fizeram rebelião no último sábado à noite, resultando na fuga de nove adolescentes. Sete foram recapturados e dois continuam foragidos.

Conforme informações da assessoria de imprensa da Fundação, havia 40 jovens internados na unidade de Jundiaí no dia da fuga. A rebelião começou por volta das 20h30 e prosseguiu até 22h30. Colchões foram queimados e muitos gritos foram ouvidos pelos moradores da redondeza, no bairro Corrupira.
Dois funcionários foram feitos reféns e liberados logo em seguida. Não houve feridos, segundo a assessoria. A fuga dos jovens ocorreu pelo muro de aproximadamente 6 metros de altura, onde estão instaladas cercas de arame farpado.

A fundação vai abrir sindicância para apurar detalhes da fuga e também será efetuado novo trabalho de segurança. A assessoria ainda destacou que a reivindicação dos jovens infratores não será atendida, porque nenhuma das 34 unidades da Fundação Casa no Estado de São Paulo permite visitas íntimas. Apenas aos familiares é liberada a entrada, uma vez por semana.

Infra-estrutura - Com capacidade para receber 56 jovens, a Fundação Casa possui ala de internação provisória - destinada a 16 adolescentes que permanecem até 45 dias na unidade, enquanto o juiz define qual será a medida socioeducativa que ele deverá cumprir; e ala de internação, com capacidade para 40 jovens que permanecem de 6 meses a três anos internados.
Monitorada com câmeras digitais e também por seguranças, a unidade atende a jovens com idade entre 14 e 18 anos. Pelo convênio firmado com o município, cabe ao Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) o gerenciamento de todo o atendimento técnico prestado aos jovens - incluindo atendimento médico e psicológico, os cursos profissionalizantes e a realização de oficinas culturais e desportivas.

Fuga em maio - Em poucos meses de funcionamento - a Fundação Casa foi inaugurada em fevereiro - a unidade registra três ocorrências. A primeira foi a de um jovem com crise de abstinência, que agrediu funcionários. Já no dia 1º de abril, um adolescente fugiu e, uma semana depois, foi flagrado furtando na Capital. Nesse meio tempo, o jovem completou 18 anos e não retornou à unidade. A fuga no último fim de semana já contabiliza o terceiro problema, deixando moradores da região apreensivos.


fonte: http://www.apj.inf.br/detalhe_noticias.php?codigo=6160

Nenhum comentário: