Infância Urgente

terça-feira, 15 de julho de 2008

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 41

O Tal projeto fazendo água!!!!!!!!!!!!!!!

Fundação Casa assume semiliberdade
A ONG que administrava a entidade que atende adolescentes infratores teve problemas e não conseguiu renovar o convênio
Lígia Ligabue



Durou menos de um ano a gestão compartilhada da Unidade de Semiliberdade da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), antiga Febem, de Bauru. Inaugurada no início de agosto do ano passado, a entidade que era gerida em parceria firmada entre a fundação e a Organização Não-Governamental (ONG) Creche Berçário São José, passou completamente para a gestão do Governo do Estado na última quarta-feira. De acordo com assessoria de imprensa da fundação, a entidade teve problemas administrativos e o convênio não foi renovado.
Das medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes infratores - advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semiliberdade e internação em estabelecimento educacional - a semi liberdade é destinada a jovens que cometem infração de pequeno potencial e não têm perfil para permanecer internados.
Também pode ser aplicada para adolescentes que estão deixando a internação, mas ainda não estão preparados para a liberdade. Nela, os adolescentes dormem na unidade e, durante o dia, vão à escola normalmente e realizam cursos profissionalizantes, além de atividades desportivas e culturais. Eles podem obter autorização para passar o final de semana com suas famílias, desde que apresentem bom comportamento.
Atualmente, 21 adolescentes são atendidos pela unidade em Bauru, instalada em um imóvel no Jardim Cruzeiro do Sul que conta com piscina e churrasqueira. Na parceria, a entidade era responsável pela administração e atividades psicológicas, sociais e pedagógicas da semiliberdade. A Fundação Casa mantinha os oito funcionários da área de segurança. A entidade empregava dez pessoas e a fundação outras nove. A sexta-feira passada, dia 11, foi o último dia de trabalho dos funcionários da ONG na unidade. Agora, todos os empregados são do quadro da Fundação Casa.
A assessoria de comunicação da instituição explicou que desde a última quarta-feira a fundação assumiu a gestão plena da semiliberdade em Bauru. A informação é que houve problemas administrativos na entidade e a Fundação Casa optou por não dar continuidade à parceria, não renovando o convênio com a ONG.


Contas


Informações que chegaram à reportagem são que o problema seria referente à não prestação de contas da entidade à Fundação Casa. Porém, a assessoria de imprensa da fundação não confirmou a informação. O Jornal da Cidade tentou entrar em contato com Alcides Mendonça Júnior, que preside a ONG, mas ele não retornou os recados deixados pela reportagem para comentar o caso.
Apesar de assumir a gestão plena da semiliberdade, a Fundação Casa afirma que o formato de parcerias com ONGs será mantido e está aberta para analisar propostas de outras entidades de Bauru interessadas na co-gestão da unidade.



fonte: http://www.jcnet.com.br/editorias/detalhe_economia.php?codigo=134735

Nenhum comentário: