Infância Urgente

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Infância e mídia

Em 2006, realizamos um seminário sobre instituições totais e o Jornalista José Arbex (Caros Amigos), fez uma denuncia da mais reveladoras. A grande imprensa decidiu que toda a violência que tivesse envolvimento de adolescentes a pauta aumentaria, traduzindo esse jargão jornalista, a pauta teria destaque!

Ao longo desses anos, tenho acompanhado com muito interesse o que a mídia vem falando sobre infância e adolescência,e vejo que tem dois tipos de tratamento.

A primeira é em relação aquela situação que não tem como a mídia, criminalizar a infanto-adolescência, que são os crimes praticados contra esse segmento da sociedade, que já criamos indignação contra eles (abuso sexual, pedofilia, exploração do trabalho infantil, violência doméstica etc), claro que a mídia coloca criticamente essa situação, promovendo o seu circo.

A segunda é em a adolescentes envolvidos em qualquer tipo de violência, essa a mídia revela a sua verdadeira postura em relação aos meninos e meninas do país. A mídia abre mão de qualquer racionalidade, de qualquer pratica daquilo que é o bom jornalismo, de ouvir os fatos e analisa-los com múltiplas versões e não só com um olhar, o seu mesmo, sentencia a as crianças e adolescentes do nosso país, declarando abertamente uma guerra contra a possibilidade de se vivenciar um infância e adolescência plena.

Durante esses anos, não vi a grande mídia fazendo esforço para discutir todo o histórico da sociedade brasileira na sua relação com as crianças e adolescentes, as politicas que existiam para punir a pobreza e principalmente a pobreza negra, a ausência de políticas, mesmo essas tendo que existir por obrigatoriedade da lei, de denuncia os governantes que contrariam os princípios constitucionais e do ECA, que asseguram a prioridade absoluta para criança e adolescente, e por ai vai...

Essa guerra declarada e estimulada pela mídia, só terá um perdedor , a sociedade brasileira, essa contra a qual na verdade é essa guerra, porque se ao invés de compreender a situação e procurar buscar caminhos e não apresentar soluções fáceis como a repressão, quem sofrerá as consequências (além da imediata consequência para a infanto-adolescência), será a sociedade brasileira que terá comprometida a continuidade da história do nosso povo!

Nenhum comentário: