Nos dias 4/5 e 6 de Dezembro , diversas organizações sociais ligadas aos Direitos Humanos lançarão um Tribunal Popular que julgará a ação do Estado na violação dos direitos humanos que atingem sobretudo as camadas pobres das periferias e favelas das grandes cidades brasileiras.
Para preparar melhor os participantes deste importante evento no mês de Dezembro , o Sábado Resistente deste 15 de Novembro convidou três de seus organizadores para expor suas idéias.
Eles farão um retrospecto da evolução da legislação nacional e internacional no que concerne aos Direitos Humanos na segunda metade do século XX e a adesão do Brasil a essa legislação, terminada a ditadura militar.
Um dos pontos nos quais irão se deter será a comparação entre a Convenção Contra a Tortura e Outras Penas e Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes, de 1984, votada pela ONU, e a Lei contra a Tortura no Brasil (Lei 9.455, de 7/04/1997), bem como as dificuldade encontradas para a sua aplicação.
Discutirão ainda como a sociedade e a mídia encaram os episódios de violência dos quais são vítimas sobretudo as camadas pobres.
Coordenação e Apresentação :
Ivan Seixas - Jornalista, Diretor do Fórum Permanente de Ex Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo , ex-militante do MRT
Debatedores :
Angela Mendes de Almeida
Historiadora, Profa. aposentada da UFRRJ, pesquisadora do Observatório das Violências Policiais-SP/CEHAL-PUC-SP
Carlos Botazzo
sanitarista, pesquisador do Instituto de Saúde/ Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, do Coletivo Contra Tortura
Francilene Gomes Fernandes
Assistente Social, Instituto Sedes Sapientiae - Centro de Referência às Vítimas de Violência (CNRVV).
MEMORIAL DA RESISTÊNCIA – SÃO PAULO
FÓRUM DOS EX-PRESOS E PERSEGUIDOS POLÍTICOS DE SÃO PAULO
SÁBADOS RESISTENTES
Sábado Resistente
15 de Novembro de 2008, das 15h às 18h
Memorial da Resistência - Largo General Osório, 66 - Luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário