Infância Urgente

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 71

É A psiquiatrização chegando de novo! Chamem a Luta antimanicomial!!

Saude pode instalar unidade para Adolescentes perigosos em Botucatu

Botucatu poderá abrigar um centro de tratamento psiquiátrico para menores com disturbios de personalidade. A nova unidade de saúde e assistencial, poderá funcionar nas instalações do Hospital Psiquiátrico Cantídio de Moura Campos, na região Sul de Botucatu, proximo ao Aeroporto e Fatec.

Segundo estudos que estão sendo conduzidos pela Secretaria de Saúde do Estado, além de outras secretarias como a de Justiça e Cidadania e Assistencia e Desenvolvimento Social, a nova unidade teria capacidade para no máximo 10 pacientes cronicos.

Os pacientes seriam menores de 18 anos, envolvidos em crimes contra a vida, sequestros e roubos, que não têm condições, ou necessitam de tratamento com alta especialização para reintegração social.

A idéia não é nova. Desde o final do ano passado, autoridades da Diretoria Regional de Saúde de Bauru, Hospital Regional Cantídio de Moura Campos discutem o projeto.

O centro de internação desses menores de dificil recuperação, como por exemplo 'Champinha', que com menos de 18 anos, já tinha em seu currículo inúmeros crimes e assassinatos, seria instalado em uma área do Hospital Cantídio.

O projeto governamental não avançou neste ano [2008], devido as eleições e também pela proposta formulada pela Famesp, de instalação de um hospital secundário, com 60 leitos, um ambulatório de doentes renais e um ambulatorio pediátrico, conforme formulado no final do primeiro semestre deste ano.

A Secretaria de Saúde do Estado considera que as instalações do Cantídio seriam adequadas à unidade de recuperação dos menores criminosos com disturbios de personalidade, por estar no centro do Estado, facilitando acesso de parentes, assim como haveria economia de recursos, já que o Hospital Psiquiátrico tem espaço e alas que não estão sendo utilizadas.

Nenhum comentário: