Até o próximo sábado (15), o Movimento Infanto-Juvenil de Reivindicação (Mirim-Brasil) põe em prática, no Recife, o projeto ECA: Prioridade Absoluta!, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e o Instituto de Apoio Técnico Especializado à Cidadania (IATEC).
Cerca de 240 crianças e adolescentes de seis escolas municipais do Recife participam de oficinas, rodas de diálogo e passeios-estudo sobre temas ligados ao acesso à justiça, educação, cultura, esporte e lazer e à proteção à criança e ao adolescente em relação ao comércio.
As atividades integram as comemorações pelos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, completados este ano, e objetiva difundir os direitos contidos na legislação.
Uma pesquisa feita com 512 pessoas entre 7 e 79 anos de idade da Região Metropolitana do Recife revelou que 57,7% dos entrevistados conhecem o ECA. Mas desses 59% nunca leram o Estatuto e 38,8% conhecem apenas algumas partes.
Assim, o ECA: Prioridade Absoluta! pretende formar ativistas em direitos da criança e do adolescente. Para isso, foram quatro meses de estudo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e de reflexões.
A equipe que atua no projeto é formada por aproximadamente 25 voluntários, de diversas áreas profissionais como jornalismo, antropologia, direito, serviço social, psicologia e relações internacionais.
CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES
Durante o mês de novembro, o Mirim-Brasil oferece capacitação para cerca de 20 professores e educadores das escolas participantes do ECA: Prioridade Absoluta!
O objetivo do curso é formar defensores de Diretos Humanos com foco na criança e no adolescente.
SOBRE O MIRIM-BRASIL
O Movimento Infanto-Juvenil de Reivindicação é uma organização sócio-política, apartidária e sem fins lucrativos que atua na efetivação dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.
E assim como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Mirim-Brasil também está alcançando a maioridade: são 18 anos de atuação na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
A instituição estima que, durante este tempo, 16 mil crianças e adolescentes foram beneficiados diretamente nas atividades de arte, cultura e educação, liderança infanto-juvenil e inclusão digital e 80 organizações comunitárias foram orientadas para o fortalecimento das suas ações.
Para desenvolver as atividades, os recursos provenientes vieram do governo brasileiro (30%), de empresas privadas (15%), doações de pessoa física (25%) e também da cooperação internacional (20%).
fonte: http://pe360graus.globo.com/educacao360/matLerX.asp?newsId=146104
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