Infância Urgente

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Nota do Movimento Passe Livre Curitiba sobre a manifestação do dia 13 de fevereiro.

A truculência e brutalidade da policia atingiu hoje o Movimento Passe Livre Curitiba (MPL). O movimento estava em manifestação reivindicando a redução da tarifa de ônibus para o patamar anterior (de R$2,20 para R$1,90), a abertura da "caixa preta" da URBS e o passe livre, fundado na ampliação do direito de ir e vir. Enquanto os estudantes bloqueavam uma rua em frente ao Colegio Estadual do Paraná e distribuiam panfletos aos motoristas e transeuntes, policiais chegaram agredindo, sem espaço algum para diálogo nem negociação, demonstrando absoluto despreparo para lidar com movimentos sociais. Diante da violencia policial restou aos estudantes defender-se da forma como podiam. Garotas e garotos de 16 a 23 anos foram violentamente reprimidos, sendo necessária a presença do SIATE para atender aos militantes feridos; um ativista teve o braço quebrado pela policia e outros 7 jovens foram presos, entre eles 3 menores de idade.

Os estudantes presos, sob as acusações de dano ao patrimonio, desacato e lesões corporais, sofreram humilhaçoes, agressoões físicas e pressão psicológica por parte dos PMs, que chegaram ao ponto de ameaçar de morte um dos ativistas:PM-"Qual tua idade?"/ATIVISTA -"XX anos"./PM -"Tá na hora de morrer, né?". Alem das agressões, os policiais militares fizeram questão de dizer aos militantes que "conhecem todos" pois monitoram as ações do movimento a tempos, inclusive com fotos e imagens do grupo.

Esse não é, de modo nenhum, um caso isolado. Em 2 de abril ultimo um estudante foi encaminhado ao Hospital Evangélico após ser espancado pela Guarda Municipal em uma manifestação pelo Passe Livre. Faz-se necessário, ainda, chamar atenção ao esforço empregado pela administração Beto Richa e pelas forças policiais em criminalizar um movimento social organicamente constituido. Tal prática contra movimentos sociais não seria novidade, principalmente na provinciana Curitiba, não fosse a violencia descarada com que agiram estes agentes da repressão, que agora buscam desculpas inventando uma briga ficticia entre estudantes para justificar atos de violencia gratuita.

O MPL vêm a público declarar que a prefeitura de Curitiba, serviçal dos empresários de transporte, é incapaz de conviver com a diferença e com a democracia, tentando silenciar aqueles que lutam sem oportunismo partidarista por VERDADEIRAS melhorias nos serviços públicos de nossa capital. Além disso, o MPL continua disposto a lutar contra o aumento da tarifa, pela abertura da "caixa preta" da URBS e pelo Passe Livre.

As forças policiais não serão capazes de anular um movimento justo, popular e legítimo.


E-mail: mplcuritiba@riseup.net
URL: fureotubo.blogspot.com

Nenhum comentário: