da Folha de S.Paulo
Estudos já demostraram que adultos têm pior desempenho em testes e na resolução de problemas quando estão cansados, com fome ou chateados. Mas será que as crianças entendem essa relação?
Pesquisa realizada pela Universidade de Washington e pela Universidade da Califórnia em Davis concluiu que elas compreendem a influência dos sentimentos só em certas circunstâncias.
Os pesquisadores ouviram mais de 70 crianças de cinco a sete anos e um grupo de adultos para saber como elas se saíram ao sentirem diferentes emoções positivas e negativas (como felicidade ou tristeza) ou sintomas físicos (como sentir-se descansado ou com fome) e então se defrontarem com tarefas desafiadoras na escola.
Crianças de todas as idades compreenderam que emoções negativas e estados físicos poderiam levar a um pior desempenho escolar. O fato de que crianças pequenas sabem que emoções negativas podem levar a um desempenho escolar pobre foi especialmente surpreendente, já que parentes e professores frequentemente focam no aspecto físico de se preparar para a escola e raramente falam sobre o lado emocional (por exemplo, advertindo as crianças para tentarem não ficar tristes).
Em relação aos sentimentos positivos, entretanto, somente as crianças de sete anos reconheceram que eles podem melhorar seu desempenho escolar.
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