Infância Urgente

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

II Encontro Saúde Mental e Educação: o espaço do professor. Políticas, Ações e reflexões.

Laboratório de Saúde Mental Coletiva – LASAMEC - Departamento Materno Infantil da Faculdade de Saúde Pública - USP

O Laboratório de Saúde Mental Coletiva (LASAMEC) do Departamento de Saúde Materno-infantil busca manter um estreito compromisso com a Saúde Pública Brasileira; com esse objetivo congrega profissionais pesquisadores em diversas áreas da atenção em Saúde Mental.
Na atualidade as questões de Saúde Mental se ampliam, pareadas como estão aos sofrimentos induzidos pelos constrangimentos gerados no embate entre as novas estratificações sociais, gerando a falta de perspectiva na produção da vida, desesperança e depressão. Questões como estas estão presentes na escola, trazidas pelos alunos e professores, ambos submetidos com freqüência à falta de reconhecimento moral derivada da denegação do cuidado, do direito e da solidariedade (Honneth, 2003). As políticas de inclusão escolar e a eclosão da violência entre os próprios alunos e entre estes e os professores representam os dois lados da mesma moeda da relação entre o reconhecimento e o conhecimento, e assim podem ser tratadas.
Objetivos
Refletir sobre o trabalho conjunto dos profissionais de Educação e de Saúde, de modo a facilitar e consolidar o acesso às ações de promoção, prevenção e assistência em Saúde Mental para as crianças, adolescentes e jovens que se encontram nas escolas, com ênfase particular nas questões de inclusão e violência.
Público Alvo: estudantes, professores, profissionais de Saúde, Educação, Ação e Desenvolvimento Social, Justiça.
Local: Faculdade de Saúde Pública da USP. Avenida Dr. Arnaldo, 715. Aud. Paula Souza.
Data: 06 de novembro de 2009; sexta feira.
Horário. 8hs às 16:30hs.
Inscrições no site: www.fsp.usp. br

Nenhum comentário: