Infância Urgente

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sudeste lidera ranking de trabalhadores em situação análoga à escravidão

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Dados do Ministério do Trabalho colocam a região Sudeste no topo do ranking de trabalhadores em situação análoga à de escravo resgatados neste ano, em razão de flagrantes nas áreas de plantio e corte de cana.

Entre janeiro e 11 de setembro, dos 2.216 trabalhadores encontrados em situação degradante e resgatados, 729 deles (33%) estavam na região mais populosa e rica do país. A quantidade de resgates no Sudeste é puxada por Rio (361) e Minas Gerais (270). Somente uma operação do grupo móvel de fiscalização no interior fluminense resgatou 280 trabalhadores na cana-de-açúcar.

Procuradoria denuncia empresários suspeitos de manter índios em condição de escravidão
Pará é o Estado com mais ocorrências de trabalho escravo
Governo divulga nova lista sobre trabalho escravo no Brasil

Em Minas Gerais, uma ação do grupo resgatou ao mesmo tempo 184 trabalhadores de um canavial. Em São Paulo houve uma operação, com 17 resgatados --no Estado, a preocupação agora, tanto de procuradores do Trabalho como de auditores fiscais, são os laranjais, que têm concentrado as denúncias de irregularidades trabalhistas.

Reportagem de ontem do jornal "O Estado de S. Paulo" apontou essa realidade no Sudeste e informou que a região atingiu pela primeira vez o topo do ranking nacional de trabalhadores resgatados. Após o Sudeste vem o Nordeste, com 655 resgatados (30%), seguido do Norte (23%), do Sul e do Centro-Oeste --ambos com 7%.

Na quantidade de autos de infração lavrados pelo grupo móvel, a liderança em 2009 está com o Norte. Na região, onde os flagrantes se concentram na pecuária, foram feitos 697 autos (31%) dos 2.215 de todo o país. Atrás vêm as regiões Sul (22%), Centro-Oeste (20%), Nordeste (19%) e Sudeste (8%).

Nenhum comentário: