Infância Urgente

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Propaganda de cerveja

Propaganda de cerveja

Por Marcus Tavares

Enquanto os fabricantes de cerveja, as agências de publicidade e as emissoras de rádio e TV pressionam a Câmara dos Deputados a adiar cada vez mais a votação do projeto de lei que restringe a propaganda do produto na mídia, o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) reedita normas para a publicidade. Em vigor desde o dia 10 de abril, as medidas não trazem tantas novidades em relação às determinações que o próprio órgão já estabelecia, mas tentam desvincular de vez o anúncio do provável êxito profissional, social ou sexual.

De acordo com o documento publicado pelo Conar, é proibido: o apelo imperativo de consumo; a presença de crianças e adolescentes nos comerciais (somente poderão fazer parte dos anúncios quem ser e parecer ser maior de 25 anos de idade); o emprego de linguagem, expressão, recurso gráfico e audiovisual reconhecidamente pertencentes ao universo infanto-juvenil, tais como animais ‘humanizados’, bonecos ou animações; menosprezar quem não faz uso de bebida alcóolica; o uso de imagens, linguagens e argumentos que sugiram ser o consumo do produto sinal de maturidade ou que ele contribua para o êxito profissional, social e sexual; eventuais apelos à sensualidade; a aparição de modelos publicitários sendo tratados como objeto sexual.

O documento estabelece ainda que os anúncios só poderão ser veiculados nas emissoras de rádio e TV aberta ou fechada entre as 21h30 e às 6 horas. Lembrando que é proibido veicular a publicidade do produto em programas destinados a menores de idade, ou seja, menores de 18 anos, como define a legislação brasileira. Um problema a ser resolvido, pois segundo a classificação dos programas de TV, feita hoje pelos próprios canais, poucos são os programas impróprios para menores de 18 anos.

O Conar determina também que toda propaganda de cerveja na televisão deverá trazer uma das seguintes frases: Beba com moderação; A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores; Este produto é destinado a adultos; Evite o consumo excessivo de álcool; Não exagere no consumo; Quem bebe menos, se diverte mais; Se for dirigir não beba; e Servir bebida alcoólica a menor de 18 é crime.

Fonte:http://www.multirio.rj.gov.br/portal/riomidia/rm_materia_conteudo.asp?idioma=1&v_nome_area=Materias&idMenu=3&label=Materias&v_id_conteudo=71154

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