Infância Urgente

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 114

Tênis gera briga na Fundação Casa
Funcionário foi agredido por adolescentes durante discussão; unidade de Bauru está com capacidade total tomada
Lígia Ligabue

Adolescentes internados na Fundação Casa - antiga Febem - de Bauru discutiram com funcionários da entidade por conta da distribuição de pares de tênis, no início da noite de anteontem. A confusão aumentou e os internos danificaram materiais da fundação. Os funcionários da entidade conseguiram conter o tumulto, mas um deles foi agredido com um soco no rosto. O Jornal da Cidade recebeu denúncia de que a unidade estaria superlotada. Segundo a assessoria de comunicação da Fundação Casa, todas as vagas estão ocupadas - 72 adolescentes nas alas definitivas e 16 na provisória -, mas não há superlotação. Há um ano, a unidade de Bauru conta com mais 16 vagas.
De acordo com a assessoria de comunicação da Fundação Casa, anteontem, nove adolescentes discutiram com quatro funcionários por conta da divisão de pares de tênis. Um deles desferiu um soco em um dos servidores. Segundo a entidade, os outros 32 adolescentes que estavam na unidade não concordaram com a atitude e se afastaram.
Porém, os nove que participavam do tumulto passaram a danificar a sala pedagógica. Eles só foram contidos após terem advertidos verbalmente pelos funcionários da Fundação Casa. Segundo a assessoria de comunicação, os próprios jovens envolvidos no ato de indisciplina reorganizaram a bagunça que causaram.
A Polícia Militar foi acionada, mas, ao chegar na unidade, no Núcleo Geisel, o tumulto tinha sido controlado e não foi necessária a intervenção dos policiais. Apenas o funcionário que levou um soco saiu ferido, com escoriações leves. Os adolescentes foram revistados, mas nada foi encontrado.
Os jovens que participaram do tumulto irão cumprir sanção disciplinar na unidade. A punição será
definida pelo Comissão de Avaliação Disciplinar, que é composta por funcionários de todas as áreas da fundação em Bauru. A sanção pode ir da restrição temporária de visitas à proibição, também temporária, de saídas externas, sem prejuízo do ensino formal e dos cursos de profissionalização.

Lotação

A unidade da Fundação Casa em Bauru é composta por três blocos, mas apenas dois eram utilizados: a Unidade de Internação (UI), com 48 vagas e a Unidade de Internação Provisória (UIP), com 24 vagas. De acordo com a assessoria de comunicação da entidade, há um ano o bloco da UIP foi reformado e passou a funcionar como UI, oferecendo 24 vagas para internação permanente.
Já o terceiro espaço foi remodelado e passou a abrigar 16 vagas para internação provisória. Ontem, todas as vagas da Fundação Casa em Bauru estavam ocupadas.
O juiz da Vara da Infância e Juventude de Bauru, Ubirajara Maintinguer, informou que a ampliação de vagas na unidade foi solicitada pela presidência da Fundação Casa, alegando o aumento da demanda em todo o Estado. Segundo o magistrado, a entidade mantinha espaço ocioso em Bauru.

fonte: http://www.jcnet.com.br/editorias/detalhe_policia.php?codigo=161336

Nenhum comentário: