Infância Urgente

domingo, 19 de julho de 2009

VIII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE – 2009

O LIEPPE – Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo convida Psicólogos, Educadores, Graduandos e Pós-graduandos nas áreas de Psicologia e Educação para participarem do VIII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE – 2009.


PROFESSOR CONVIDADO

Prof. Dr. Guillermo Arias Beatón

Universidade de Havana/Cuba – Faculdade de Psicologia - Presidente da Cátedra Vigotski – Professor Visitante Estrangeiro CAPES/MEC/PSA/Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

CONFERÊNCIA

CONTRADIÇÕES E AVATARES NA HISTORIA DO PROCESSO DA ESCOLARIÇÃO INFANTIL

As ideais avançadas de Vives, Comenio, Rousseau acerca da educação para todos, possibilidades e necessidades de que todas as pessoas tenham uma boa educação e de qualidade. As possíveis bases de uma pedagogia latina americana e caribenha, diferenças com as que vêm do norte, seu caráter, mas próprio e genuíno.

A materialização e inicio da educação para todos, seus avatares e contradições, razões pelas quais não esta educação não se torna eficiente. Falta de uma concepção conseqüente da educação e desenvolvimento humano. Objetivo encaminhado a produzir força de trabalho para o mercado capitalista e não para lograr a apropriação da cultura de forma plena e integral, que permita o maior desenvolvimento e formação do ser humano. Tentativa de enfrentar as deficiências para ajudar os escolares e as tergiversações dos

anglos estadunidenses. Começo das colocações nos escolares as causas dos males intrínsecos aos sistemas de educações.

Surgimento do Enfoque Histórico cultural, possibilidades imensas de constituir-se nas bases de uma teoria da educação e do desenvolvimento humano como nos necessitamos. Avatares internos e tentativos de domesticação em países onde o fracasso de Educação é evidente.

Continuidade do processo para melhorar as classificações e a atenção da população de escolares que não aprende, ainda que se mantenha o estigma biologicista e inatista e as causas colocadas no escolar, o que faz insuficiente estas tentativas. Quando surgem ideais, mas progressistas como os da pedagogia remedial, apesar de suas limitações conceituais, os mais francos biologicistas se opõem e tentam destruí-las.

Tentativas de transcender esses momentos, URSS, RDA, CUBA; BRASIL. POSSIVEIS PROPOSTAS.



Data do Evento: 07 de agosto de 2009

Horário: das 9h00 às 12h00.

Local: Instituto de Psicologia - USP/SP.

Auditório Carolina Bori, Bloco G.
Inscrições: no local do evento

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