Infância Urgente

terça-feira, 13 de julho de 2010

Mais de 100 mil menores de idade trabalham no Pará

Notícias do NPC
Mais de 100 mil menores de idade trabalham no Pará

Hoje (13/07) o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos, e para lembrar a data organizações do Pará divulgaram que cerca de 100 mil menores trabalham no estado. Em proporção, é um número maior do que a média nacional e a média da região norte, atingindo 11,4% de crianças e jovens entre 5 e 17 anos em situação de trabalho adulto.

A média nacional não é muito mais baixa, mostrando um ainda grave quadro de trabalho infantil: 10,2% dos brasileiros entre 5 e 17 anos estão ocupados trabalhando. Os números foram divulgados pelo Fórum Paraense pela Erradicação do Trabalho Infantil, que é composto por 41 entidades do estado.

O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade. A exceção é a condição de aprendiz, a partir de quatorze anos. Contudo, esta não é a condição em que se encontram a maioria das crianças trabalhadoras. Elas costumam ser encontradas em condição de trabalho precarizado em profissões que geram risco a saúde e não se encaixam no perfil do aprendiz, como é o caso dos vendedores ambulantes, flanelinhas e trabalhadores domésticos.

[Fonte: Agência Pulsar]

Nenhum comentário: