Infância Urgente

quinta-feira, 22 de julho de 2010

SIM À JUSTIÇA, NÃO AO ESQUECIMENTO

CAMINHADA 20 ANOS DE ACARI

No dia 26/07/2010 se completam 20 anos do desaparecimento de 11 jovens, quase todos moradores do Complexo de Acari: Cristiane Souza Leite, 16 anos, Rosana Lima de Souza, 18 anos, Wallace do Nascimento, 17 anos, Edio do Nascimento, 41 anos, Luiz Carlos de Vasconcelos, 37 anos, Moisés dos Santos Cruz, 31 anos, Antonio Carlos da Silva, 17 anos, Viviane Rocha, 13 anos, Luiz Henrique Euzébio, 17 anos, Wudson de Souza, 16 anos, e Edson de Souza, 17 anos, passavam o feriado em um sítio, em Magé, invadido por um grupo que se identificava como policiais. Os sequestradores queriam jóias e dinheiro, e após “negociarem” durante cerca de 1 hora (segundo testemunha do caso, D. Laudicena, já falecida), levaram os 11 para local ignorado. Nem eles, nem seus corpos, até hoje foram encontrados.

As mães dos desaparecidos iniciaram então uma busca por seus filhos que perdura até hoje, seguindo todas as pistas, peregrinando por diversas instituições públicas, denunciando suspeitos. Não tem corpo, não tem crime. Com esta alegação, o caso nunca foi solucionado pelas autoridades policiais, apesar do inquérito correr até hoje, sob o n. 07/98, na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense.

Incansáveis, em sua luta por justiça, as Mães, que ficaram internacionalmente conhecidas como Mães de Acari, sofreram perseguições, calúnias e ameaças, e uma delas, Edméia da Silva, foi assassinada em 1993. Seus assassinos jamais foram presos, assim como os assassinos de seus filhos. Até hoje, ainda não se fez justiça.
A Chacina de Acari não pode cair no esquecimento! Exigimos justiça, esclarecimento do crime, identificação e punição dos culpados. As autoridades devem satisfação não apenas às Mães de Acari, mas também à sociedade que não aceita o esquecimento e a impunidade que recobrem o caso de Acari.

Todos à Caminhada "20 anos de Acari. Sim à justiça não ao esquecimento!", no dia 26 de julho. Concentração às 9 horas da manhã, em frente ao Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, av. Pastor Martin Luther King, n. 10.976, Acari.

Programação completa:

Dia 22/07 se realizará uma vigília das 18 às 22h, diante da Igreja da Candelária (Centro), para lembrar os 17 anos do assassinato das crianças e jovens naquele massacre, o desaparecimento, até hoje sem solução, dos onze jovens de Acari, bem como todos os casos de desaparecimentos forçados, chacinas e outras graves violações cometidas no Rio de Janeiro nos últimos 20 anos.

No dia 23 de Julho, 17o aniversário da Chacina da Candelária, haverá mais uma edição da Caminhada em Defesa da Vida, que este ano também assumiu os 20 Anos do Caso Acari como tema. A programação completa é a seguinte:

9h: Concentração em frente a Igreja da Candelária

10h: Missa pelas crianças e jovens que morreram em frente a Igreja da Candelária e por todos os jovens que foram mortos no Rio.

11h: Ato Ecumênico

11h30: Caminhada em Defesa da Vida - 20 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990) - Trajeto: Av.Rio Branco até a Cinelândia.

12h30: Ato Político
13h: Apresentação Cultural

No dia 25 de Julho, será realizada no Grêmio Recreativo Escola de Samba Favo de Acari ( Rua Piracambu, 605 - Acari) uma Homenagem às Mães de Acari, com a seguinte programação:

15 às 18h - Declamação de poesias, atividades de música e dança, grafite
18h - Exibição do documentário Luto como Mãe, que entre outros casos aborda a luta por justiça das Mães de Acari
19:30h - Depoimentos das Mães, de familiares de vítimas de vários casos e estados do Brasil, e de pessoas que se destacaram na solidariedade.


No dia 26 de Julho haverá a Caminhada em Lembrança dos 20 Anos do Caso Acari, com a seguinte programação:

9h: Culto ecumênico em frente ao Hospital de Acari (Av Pastor Martin Luter King, 10976).

10h às 12h: Caminhada pela Avenida Brasil e pela Rua Bulhões Marcial (Lucas-Vigário) até a Praça Catolé do Rocha em Vigário. Depoimentos e apresentações durante o trajeto.

12h: Encerramento na Praça Catolé do Rocha com apresentações teatrais e culturais.

Nenhum comentário: