Infância Urgente

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Educação é o tema do Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Educação é o tema do Dia de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de Junho) terá, neste ano, a Educação como tema. Uma série de eventos, organizados pelos Fóruns Estaduais e pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), vão lembrar a data, que foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os resultados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) indicam um percentual bastante alto de meninos e meninas brasileiros que continuam freqüentando a escola mesmo quando trabalham: 93% dos ocupados entre 5 e 9 anos; 96% dos ocupados entre 10 e 13 anos; e 84% dos ocupados entre 14 e 15 anos. Por outro lado, entre os que não freqüentam a escola, entre os principais motivos alegados (20,4%) estão o trabalho e a realização de afazeres domésticos.

Campanha - Um cartaz - com o slogan Educação: resposta certa contra o trabalho infantil - é um dos instrumentos da campanha para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade urgente de tirar todas as crianças e adolescentes, até 16 anos de idade, do trabalho e inseri-los na escola. No link a seguir é possível baixar o arquivo que contém cartaz e utilizá-lo:

www.oitbrasil.org.br/ipec/download/cartaz_educacao_fnpeti.zip.

Fonte: Rapidin 99

Nenhum comentário: