Infância Urgente

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

NOTA DE FALECIMENTO


Volmer do Nascimento

É com extremo pesar que a Organização de Direitos Humanos PROJETO LEGAL comunica o falecimento do educador social Volmer do Nascimento. A equipe técnica e seus coordenadores lamentam esta grande perda do movimento pela defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Volmer do Nascimento foi coordenador do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua do Rio de Janeiro. Desde a década de 70, atuou no trabalho comunitário, quando foi delegado sindical na área da construção civil em Vitória. Em 1982, assumiu a Secretaria de Promoção Social da Prefeitura.

Com o fim das obras na Siderúrgica de Tubarão, começaram a ocorrer invasões de terra e Volmer promoveu um programa de creches, iniciando seu primeiro trabalho com crianças. Em 1984, veio para o Rio como assessor da antiga Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem). Trabalhou na Pastoral do Menor. Em 1986, surge o Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua do Rio de Janeiro e, logo, a Casa do Menor.

Em março deste ano, Volmer do Nascimento participou do Seminário do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), realizado pelo PROJETO LEGAL. Ele expôs sua experiência nas décadas de 80 e 90 com a proteção de meninos e meninas de rua ameaçados de morte.

Volmer do Nascimento participou ativamente em defesa da vida de centenas e milhares de crianças e adolescentes, tendo recebido vários prêmios por seu trabalho. Por sua busca por justiça, foi perseguido politicamente por pessoas e autoridades implicadas na prática de extermínio de crianças.

Sua história é a história de luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

Sua ausência será sempre sentida por nós e sua trajetória, sempre lembrada nas nossas trincheiras de enfrentamento por uma sociedade mais justa e fraterna.

Nenhum comentário: