Infância Urgente

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Velha/Nova FEBEM/Fundação Casa 111

Confronto fere 11 na Fundação Casa
Briga envolveu 30 jovens e funcionários de unidade de internação em Ribeirão

Um confronto na unidade Rio Pardo da Fundação Casa (antiga Febem) terminou com 11 adolescentes e cinco funcionários feridos no início da noite de anteontem. Conforme a assessoria de imprensa da fundação, eles tiveram escoriações leves, sendo socorridos numa unidade de emergência e depois liberados. A confusão aconteceu por volta das 18h e teria começado no pátio da unidade, quando um jovem teria se recusado a cumprir uma regra determinada por um funcionário. Cerca de 30 adolescentes teriam se envolvido no tumulto.
A assessoria de imprensa da Fundação Casa disse que não houve depredação e nem necessidade de intervenção externa. A unidade tem capacidade para 90 jovens e atualmente conta com 70 internos. Foi registrado boletim de ocorrência e realizado exame de corpo de delito em todos os envolvidos. Segundo informação do diretor-adjunto da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Daniel Rondi, a Corregedoria da Fundação Casa estava ontem na unidade e abriu sindicância para apurar o ocorrido.
A Fundação Casa informou que os meninos terão sanção de caráter pedagógico após serem avaliados pela Comissão Disciplinar, que pode ser restrição de visitas por período determinado ou de saída externa. (GD)

fonte: http://www.gazetaderibeirao.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1642093&area=92020&authent=BBBF030BB060300206089020D98909

Menores agridem agentes na ex-Febem
43 internos partiram para cima de cinco funcionários armados com pedaços de pau e cadeiras; um dos agentes teve o braço quebrado
Jucimara de Pauda

Cinco funcionários da Fundação Casa, ex-Febem, apanharam de 43 internos, na última terça-feira, no final da tarde. Um dos agentes teve o braço quebrado e o outro ficou com o rosto bastante machucado. Três foram feridos levemente. Onze adolescentes também ficaram feridos. A briga aconteceu na Unidade Rio Pardo.
O confronto começou após o jantar de 51 adolescentes. Eles estavam no período de descanso, momento em que podem assistir Malhação, novela da Globo, e fumar. Um dos internos disse que tinha problemas para resolver com uma funcionária e "ordenou" a um agente que ela fosse chamada na frente dos outros internos.
O agente se recusou a procurar a colega e a confusão começou.
Leia a reportagem completa na edição impressa do A Cidade

fonte: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2009/07/09/menores-agridem-agentes-na-ex-febem.html

Um comentário:

Fabio Moreira disse...

Monitores da fundação Casa de SP UIP6, estão desrespeitando o ECA, art 17 e 18 deste estatuto.
No dia 26 de Agosto um monitor quese provoca uma rebelião ao agredir um interno.
Foi este monitor que causou uma briga entre dois internos, causando um tumulto dentro da UIP6.
Apos este tumulto um Monitor escolheu a dedo 12 crianças que deveriam ser castigadas por este erro, sendo que estas 12 crianças não causaram problema nenhum dentro desta unidade, mas estão de castigo, sentados por 12 horas em um chão gelado e estão recebendo ameaças, foi o que aconteceu a um destes internos neste domingo por parte de um atendente durante a vizita de 30 minutos que este estava com sua familia, foi uma falta de respeito a este menor que já estava sancionado pelo corte de sua vizita semanal.
No dia 27logo apos este tumulto, um dos menores que estava a horas sentado no chão, este menor pediu um rolo de papel higienico a um monitor, este monitor mandou este menor ir buscar o rolo de papel, o menor levantou e começou a ser espancado por 4 monitores, gerando uma outro tumulto e castigo a estes menores que nada fuzeram a estes monitores, sendo necessário a intervenção da Diretora da Unidade para que não acontece-se algo pior a estes menores.
Os monitores desta UIP, estão disrespeitando os direitos destes menores e estão forçando os menores a se relerarem contra este sistema injusto.
Em todas UIP, UI, UAI, existem agressões contra menores, estas agressões são acorbetadas pelos tecnicos responsáveis pelos menores, causando uma imagem errada em relação a estes menores perante o poder publico.
Quem escreve e reclama é o Pai de um destes menores, que não suporta mais as mentiras e o desrespeito.
Quando o Brasil vai respeitar as leis vigentes, quando estas unidades vão respeitar o ECA art 17 e 18 do estatuto da criança e do adolescente
É este é o exemplo que vão passar a estes menores, o exemplo da mentira e o desrespeito as leis e a impunidade.
Que exemplo eles desejam passar para nossos filhos, é assim que eles desejam recuperar e recolocalos na sociedade.
Ou desejam dar um pecimo exemplo e mostrar que o crime é o caminho certo?.