Infância Urgente

quarta-feira, 21 de maio de 2008

A exclusão da exclusão

A cidade de São Paulo, tem dado demonstrações de intolerância nos últimos anos, não que antes não fosse uma característica das gestões, entretanto essa agrava e muito a situação.

Quando temos noticia da politica higienista em curso no centro da cidade, que tem sido executada desde o inicio da gestão, que oprime ainda mais aquele grupos que tem seus direitos violados permanentemente, principalmente na calada da noite nas frias noites paulistana, quando os carros de limpeza lançam seus jatos de agua fria nos meninos e meninas em situação de rua ou nos moradores de rua. Esse é um dos aspectos dessa cruel politica que tem sido praticada pelo atual governo.

Recentemente recebemos a denuncia de que na região da represa do Guarapiranga, havia um debate sobre a ocupação irregular de moradores ali.Associação de Moradores, Ministério Publico e governos anteriores, tentavam pensar saídas para a situação ali colocada, principalmente por se tratar a guarapiranga um dos importantes reservatórios da cidade.

O que a prefeitura atual então tem feito. A policia vai aos moradores para assinar um documento para que eles possam ser cadastrados em um programa habitacional. Isso seria bom, se não fosse na verdade um admissão de que os moradores se encontravam em situação ilegal, sendo na verdade o argumento necessário para que a prefeitura consiga ordem de despejos para aqueles moradores sem lhes oferecer nenhuma alternativa de vida.

Essa situação é absolutamente excludente com as famílias que ali vive, e nos deixa uma sensação de algo muito podre no ar, já que a água é hoje uma das questões mais discutidas hoje no planeta, e o Brasil tem importância fundamental nesse debate. Fica para nós, que essa ação visa outros interesses e não efetivamente preservar o conjunto da população de São Paulo. Só para lembrar , existem diversos debates sobre a privatização da água!

A muito tempo, a centralidade da politica não tem sido o centro das politicas construídas nessa cidade, mas agora estamos beirando a barbárie, fato que nos coloca a questão: Que sociedade estamos construindo???

Nenhum comentário: