Infância Urgente

sábado, 24 de maio de 2008

Velha/Nova Febem/Fundação Casa 21


Essa é uma daquelas noticias que nos revolta(militantes, pessoas envolvidas na defesa dos direitos da criança e pessoas sensíveis a causa de forma geral), passou batido pela grande imprensa , só uma pequena matéria no jornal da tarde e não teve repercussão nenhuma em outros jornais da imprensa televisiva, falada ou escrita. Se esse blogueiro não tivesse uma rede eficaz de informação teria passado batido.

Vejam leitores como é uma matéria cheia de contradições: Suicídio por enforcamento mas o adolescente estava sentado, ele era seguro (adolescentes ameaçado por outros, geralmente aqueles que cometeram algum ato infracional que atentam contra a sexualidade de mulheres e crianças) e o adolescente teve sua internação por furto.

Interno achado morto em Pirituba

Bárbara Souza

Um adolescente foi encontrado morto na manhã de anteontem( 20/05) em um quarto da Fundação Casa (antiga Febem), em Pirituba, Zona Oeste da Capital. A entidade trabalha com a hipótese de suicídio por enforcamento e informou, por nota, que abriu sindicância para apurar a morte de Rafael Ricardo Silva Batista, 19 anos. Porém, o boletim de ocorrência registrado no 87º Distrito Policial como 'morte suspeita' dá a entender que a Polícia Civil vai investigar se Rafael foi assassinado.

Ele foi encontrado em um quarto da unidade, com um lençol em volta do pescoço e amarrado na janela. O corpo estava suspenso em diagonal, mas seus pés tocavam o chão. Um funcionário afirmou na delegacia que Rafael estava sentado.

O jovem, internado havia cerca de 2 anos por roubo, passou por outras unidades da fundação. Segundo funcionários, ele apresentava um quadro depressivo e tomava psicotrópicos. Mas estava se recusando a usar a medicação.

Funcionários afirmaram que Rafael estava no chamado 'seguro', ou seja, separado dos demais internos, por ter tentando molestar outro jovem. Pelas regras dos internos, garotos que violentam mulheres ou outros meninos correm riscos quando não são isolados dos outros. Segundo a Fundação Casa, Rafael estava sozinho no quarto .

Fonte: http://www.jt.com.br/editorias/2008/05/22/ger-1.94.4.20080522.28.1.xml?

Nenhum comentário: