Infância Urgente

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Crise de alimentos afeta direito à saúde e educação, diz ONU

Crise de alimentos afeta direito à saúde e educação, diz ONU

[Agencia EFE, Espanha]

Genebra, 22 mai (EFE) - A alta comissária para os Direitos Humanos, Louise Arbour, afirmou hoje que a crise dos alimentos pode ter um efeito dominó e colocar em risco não só o direito à alimentação, mas também o acesso à educação e à saúde.

Um fracasso pode criar um efeito dominó e colocar em risco os outros direitos fundamentais, entre eles o acesso à saúde e à educação, quando as pessoas são obrigadas a abrir mão de suas necessidades básicas para poder se alimentar ou a suas famílias, assinalou a funcionária da ONU.

A comissária falou sobre o assunto em discurso pronunciado ao início da sessão extraordinária do Conselho de Direitos Humanos da ONU que se reuniu hoje para debater a presente situação crítica.

Arbour lembrou que o acesso à alimentação é um direito básico protegido pela lei internacional e afirmou que esta crise se deve a várias causas, entre elas “as distorções entre oferta e procura, práticas comerciais injustas, assim como sossegadas políticas de incentivos e subsídios”.

Por tudo isso, a alta comissária considerou que é preciso agir imediatamente para evitar uma catástrofe de enormes conseqüências.

Fonte:

http://economia.uol.com.br/ultnot/2008/05/22/ult1767u120623.jhtm



Nenhum comentário: