Infância Urgente

sexta-feira, 23 de maio de 2008

ECA nas Escolas

Por causa de uma proposta da senadora Patrícia Saboya, o conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 17 anos este ano, passará, a partir de agora, a fazer parte do currículo obrigatório das escolas de Ensino Fundamental. O presidente em exercício, José Alencar, sancionou, nesta terça-feira 25, o projeto da senadora que determina a inclusão dos direitos das crianças e adolescentes contidos no ECA nos currículos escolares.

A nova lei, que ficou com o número 11.525-07, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) e estabelece que o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) seja a principal fonte desse novo conteúdo a ser ministrado. Os preceitos contidos no ECA deverão ser transmitidos aos alunos pelos professores das disciplinas já existentes, não havendo a necessidade da criação de uma nova matéria só para tratar desse tema.


“O Brasil tem uma imensa dívida com as suas crianças e adolescentes. Segundo estudos do Unicef, 45% das pessoas de até 17 anos de idade vivem em situação de pobreza.


Portanto, precisamos, cotidianamente, lutar pela aplicação dos direitos de todos os meninos e meninas do nosso País, conforme está escrito no ECA”, salienta a senadora Patrícia.

No entender dela, um dos caminhos para fazer valer esses direitos no dia-a-dia é divulgando-os na comunidade escolar, em particular, e na sociedade, de modo geral. “O Estatuto é uma das leis mais avançadas do mundo. Infelizmente, apesar de já ter completado 17 anos, ele nunca foi implementado na totalidade. Isso tem que mudar. E o primeiro passo é fazer com que a população brasileira o conheça melhor, sobretudo os agentes mais interessados, que são as próprias crianças e adolescentes” , afirma Patrícia Saboya. A proposta foi aprovada por comissões do Senado e da Câmara antes de seguir para a sanção do presidente da República.

fonte: Brasília, 27 de setembro de 2007 - Boletim Eletrônico da Senadora Patricia Saboya nº. 81 Gabinete da Senadora Patrícia Saboya Fones: (61) 3311.2301/2302 e-mail: patricia@senadora.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar ativado para poder visualizar o endereço de email Site: www.senadorapatricia.com.br Produção e Edição:Mariana Monteiro e Patrícia Andrade Editoração: Marcio Sanchez

fonte: http://cristovam.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=116&Itemid=2

Nenhum comentário: