Infância Urgente

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

URGENTE: Campanha de Cartas pela Federalização - Manoel Mattos e grupos de extermínio de PE e PB

No próximo dia 25 de agosto, quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgará o pedido de FEDERALIZAÇÃO do assassinato do advogado MANOEL MATTOS e de cerca de 200 outros casos envolvendo GRUPOS DE EXTERMÍNIO que atuam na fronteira entre Pernambuco e Paraíba.

Formados em grande parte por agentes do estado - com participação de delegados, magistrados e políticos - estes grupos seguem atuando livremente na região. O deferimento da federalização garantirá maior imparcialidade na investigação e no julgamento das cerca de 200 mortes causadas em menos de dez anos. A competência da investigação, do julgamento e de outros processamentos judiciais seria deslocada das autoridades locais para a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal.

Este pode ser o primeiro passo para que finalmente estes grupos sejam desarticulados e para que seus integrantes sejam responsabilizados. Mas para que isso aconteça, é muito importante que as organizações da sociedade civil se manifestem.

Abaixo está um modelo de carta para ser enviada aos ministros do STJ.

Assine e encaminhe para:
presidencia@stj.jus.br;
vice.presidencia@stj.jus.br;
gab.laurita.vaz@stj.jus.br;
gab.felix.fischer@stj.jus.br;
gab.teori.zavascki@stj.gov.br;
gab.nilson.naves@stj.jus.br;
gab.gilson.dipp@stj.jus.br;
gab.eliana.calmon@stj.jus.br;
gab.joao.otavio@stj.jus.br;
gab.aripargendler@stj.gov.br;
gab.arnaldo.lima@stj.gov.br;
gab.eliana.calmon@stj.gov.br;
gab.nancy.andrighi@stj.gov.br;
gab.cesar.rocha@stj.gov.br;
gab.castro.meira@stj.gov.br;
gab.min.campbellmarques@stj.jus.br;
gab.paulo.medina@stj.gov.br;
gab.humberto.martins@stj.jus.br;
gab.maria.thereza@stj.jus.br;
gab.napoleao.maia@stj.jus.br;
gab.luis.f.salomao@stj.jus.br;
samueloliveira@stj.jus.br;
juliana.mendes@stj.jus.br;
sidneibeneti@stj.jus.br;
gmjm@stj.jus.br;
tereza.braga@stj.gov.br;
priscila.diniz@stj.gov.br;
csampaio@stj.gov.br;
gmmu@stj.jus.br;
secretaria.gmog@stj.jus.br;
convitesfux@stj.gov.br;
secretaria.hb@stj.jus.br
dpu@stj.jus.br;
cerimonial@stj.jus.br;
secretaria.jurisprudencia@stj.jus.br;
processo@stj.jus.br;
informacao.processual@stj.jus.br;
protocolo.judicial@stj.jus.br;
arquivo.geral@stj.jus.br;
biblioteca@stj.jus.br;
cpl@stj.jus.br;
imprensa@stj.jus.br;
controle.interno@stj.jus.br


______________________________________________________

-- Conheça o caso - CLIQUE AQUI
-- Entenda os argumentos jurídicos para a federalização- CLIQUE AQUI
______________________________________________________

Carta aos ministros do Superior Tribunal de Justiça

Exmo(a). Ministro(a),

[A presente organização vem], através dessa carta, manifestar o seu amplo apoio ao deferimento do pedido de Incidente de Deslocamento de Competência nº 2 - DF (2009/0121262-6), que tramita neste tribunal.

O processo é referente à federalização da investigação e do processamento judicial do assassinato do defensor de direitos humanos Manoel Mattos e de cerca de 200 outros casos de mortes atribuídas à atuação de grupos de extermínio na região fronteiriça entre Pernambuco e Paraíba. São casos emblemáticos de violações de direitos humanos que cumprem todos os requisitos para a federalização e que, portanto, devem receber uma resposta efetiva do Estado brasileiro.

O deferimento do IDC será decisivo para que se faça uma investigação completa e imparcial dos grupos de extermínio que atuam na região de forma integrada e sistemática. Acreditamos que o assassinato de Manoel Mattos só pode ser entendido a partir da investigação destes grupos e do envolvimento direto de agentes estatais na articulação, no financiamento e na execução de crimes nos estados de Pernambuco e Paraíba.

Nesse sentido, reforçamos a necessidade de que sejam federalizados todos os casos que são objeto do IDC, e não apenas a execução de Manoel Mattos. A apuração isenta desses crimes seria o primeiro passo para a desarticulação de fato das redes criminosas e a responsabilização dos envolvidos. Lembramos que os próprios estados da Paraíba e Pernambuco já declararam publicamente serem favoráveis ao IDC nesses termos.

A federalização pode significar o fim de grupos criminosos que dominam espaços públicos de poder há décadas. Para nós, a luta e as denúncias de Manoel Mattos não podem ser silenciadas com o seu assassinato.

Nenhum comentário: